MUDANÇA

Mudança na idade mínima e mais: Novas regras do INSS na mesa para quem quer se aposentar em 2024


O INSS vai passar por algumas mudanças (Foto: Divulgação)

INSS muda regra para se aposentar em 2024 e isso vai se necessário

Se você pretende se aposentar em 2024, vai querer saber dessas mudanças nas regras para se aposentar. Como se sabe, em 2019 aconteceu a Reforma da Previdência e muita coisa mudou no INSS.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Até 2023, ainda havia regras estabelecidas em 2019 sendo implementadas, como a idade mínima para se aposentar. E em 2024, mais regras vão ser alteradas e é necessário está por dentro de tudo. Saiba agora o que muda no INSS.

INSS e fogos (Foto: Reprodução / Internet)
INSS e fogos (Foto: Reprodução / Internet)

Conforme informações da CNN Brasil, a idade mínima para se aposentar pelo INSS mudou. Acontece que a regra geral de aposentadoria exige que mulheres se aposentem com idade mínima 62 anos e no mínimo 15 anos de contribuição.

Já para homens, a idade mínima é de 65 anos e 20 anos de contribuição. Para quem começou a contribuir antes da reforma em 2019, o governo criou uma regra de transição.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Basicamente, a partir de 2024, a idade mínima para homens e mulheres se aposentarem sobe em 6 meses. Para as mulheres vai para 58 anos e seis e 30 anos de contribuição. Para homens, 63 anos e seis meses e 35 anos de contribuição.

Veja também

Meu INSS é o aplicativo oficial do programa (Reprodução: Internet)
Meu INSS é o aplicativo oficial do programa (Reprodução: Internet)

E O QUE MUDA NAS REGRAS DOS PONTOS?

Agora, mulheres precisam somar 91 pontos e homens 101 para se aposentar em 2024. Isso é a soma da idade com o tempo de contribuição. Por exemplo, uma mulher de 62 anos, precisa ter no mínimo 29 anos de contribuição para se aposentar.

Vale destacar que todas as mudanças da reforma da previdência em 2019 se encerram agora em 2024. Assim, não terá mais alterações vigentes que foram feitas há 5 anos.

É válido expor também que a reforça tem como objetivo manter os trabalhadores contribuindo mais, afim de evitar um possível colapso do sistema previdenciário do país.

INSS é um dos principais programas no governo (Reprodução: Internet)
INSS é um dos principais programas no governo (Reprodução: Internet)

🚨 Exclusivo: Bia derruba campeões do BBB e Davi 'afunda' + venda da Globo? + Eliana rival de Portiolli         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial o Programa Silvio Santos, que é meu favorito da TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br