Emissoras

EmissorasInesquecíveisRecord

Minissérie da Globo faz críticas a pastores evangélicos; Pastor da Universal chuta imagem católica em programa da Record; relembre

hqdefault

Depois de Globo polemizar produzindo minissérie com Pastor corrupto, Pastor da Universal chuta imagem católica na Record. Relembre esses episódios marcantes da TV brasileira.

Hoje você vai lembrar um dos acontecimentos mais marcantes na TV brasileira, o caso que ficou conhecido como o “chute na santa” que ocorreu no ano de 1995. Naquela época, ocorria ápice da igreja Universal, comandada por Edir Marcedo, que também é dono da TV Record.

Minissérie “Decadência”

Neste período, a Globo estava prestes a lançar uma nova minissérie, chamada “Decadência”, o que fez com que os vários programas religiosos da Record passassem a “atacar” a emissora carioca.

Veja também

Acontece que na produção global, Catorze frases pronunciadas por Edir Macedo cinco anos antes, numa entrevista para uma revista de grande circulação, a Veja, foram proferidas pelo protagonista da trama, Dom Mariel. Uma frase utilizada, por exemplo foi: “O dinheiro pode ser usado para o bem ou para o mal”. Além da frase, o protagonista da minissérie era um pastor extremamente corrupto, o que gerou boatos de que a série não passava de um ataque a Edir Marcedo e a Igreja Universal.

decadencia_mariel2

Antes do episódio do “chute” na Record, Globo polemizou ao produzir série com pastor corrupto

Nos estúdios da Rede Record de São Paulo, o pastor Sérgio Von Helder transmitia o programa evangelístico “O Despertar da Fé”, durante a madrugada, ao vivo para todo Brasil. Uma vez que as Igrejas Protestantes consideram a utilização de imagens religiosas e a veneração dos santos, características da liturgia e culto católico, como idolatria, o pastor Von Helder, não aceitando esta crença, decidiu “criticá-la” no feriado do dia, que tinha forte significado para os católicos, adquirindo uma grande imagem de Nossa Senhora Aparecida, desfechando socos e chutes à estátua. Dentre outros gestos e falas, chamou a imagem de “boneco feio, horrível e desgraçado”.

“Nós estamos mostrando às pessoas que isso aqui não funciona, isso aqui não é santo coisa nenhuma (…) 500 reais – 5 salários mínimos – custa no supermercado essa imagem, e tem gente que compra!! Agora se você quiser uma santa mais barata, você encontra até por 100 [reais] (…) Será que Deus, o Criador do universo, pode ser comparado a um boneco desse, tão feio, tão horrível, tão desgraçado?!”
Repercussão
A reação do público e das demais mídias foi imediata. Houve grande cobertura jornalística ao episódio, apresentando o fato como um ultraje deliberado à padroeira do Brasil, e por conseguinte, à fé católica, e como uma demonstração de intolerância religiosa por parte da Igreja Universal. Diversos jornais e revistas brasileiras, publicaram matéria ou nota a respeito, notadamente a Rede Globo.

A agressão verbal e física a imagem de Nossa Senhora Aparecida provocou forte indignação nos católicos (religião a qual pertence), e também em seguidores de outras religiões, inclusive evangélicas. Houve queixas na polícia e na justiça contra o pastor Von Helder. Promotores de Justiça e pessoas comuns acionaram judicialmente a Igreja Universal em vários fóruns, sob alegação de crimes como vilipêndio e desrespeito ao direito fundamental constitucional da liberdade de culto. Durante vários dias, as cenas dos chutes e os desdobramentos judiciais do caso ficaram nos noticiários.

Pronunciamento da IURD

A Igreja Universal não se manifestou oficialmente sobre o ocorrido, segundo registros, devido o temor que se instalou, Macedo teria oferecido 10 minutos da programação de televisão (via Rede Record) para os líderes católicos, o que foi recusado. Inicialmente defensiva, a Universal posteriormente alegou perseguição religiosa por meio da mídia.

Foram registrados também atentados, invasões, apedrejamentos, incêndio de templos e ameaças de bomba.

Confira a cena do chute em uma reportagem no “Jornal Nacional” exibida um dia após o episódio.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=VpPwWEsk0OY[/youtube]

Comente, deixe sua opinião e aproveite para mandar sugestões de vídeos de cenas da TV que você nunca esqueceu.

Cenas inesquecíveis da TV – Douglas Nascimento

🚨 Rodriguinho arma plano contra Davi no BBB24 + Estrela do SBT na Globo + Record arranca programa do ar após 05 anos

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA