URGENTE!

FIM das cédulas de 5, 50 e até 100: Renata interrompe JN com ordem do Banco Central e adeus após 30 anos

Renata - Jornal Nacional - Banco Central - Cédulas (Foto: Reprodução)

Renata - Jornal Nacional - Banco Central - Cédulas (Foto: Reprodução)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Renata interrompe JN para anunciar decisão histórica do Banco Central sobre o fim das cédulas de 5 50 e até 100 que se despedem após 30 anos

O Jornal Nacional trouxe uma interrupção inesperada quando Renata Vasconcellos anunciou uma decisão histórica do Banco Central.

Durante edição do Jornal Nacional que foi ao ar no dia 27 de julho de 2024, Renata deixou todos espantados ao comunicar que o Banco Central vai tirar de circulação as cédulas do real. Mas calma, a medida de trata da primeira família lançadas há 30 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em finanças e das informações do Jornal Nacional, detalha o fim das cédulas da primeira família do real.

Fim das cédulas

Banco Central / Cédulas do real – Montagem: TVFOCO

A decisão considera que, após três décadas de uso, muitas dessas notas apresentam desgaste significativo, o que dificulta o reconhecimento de seus elementos de segurança e gera desafios logísticos para o sistema bancário.

O Banco Central orientou as instituições financeiras a recolherem essas cédulas à medida que as recebem, encaminhando-as para substituição por notas mais novas.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atenção

É importante destacar que as cédulas da primeira família do real mantêm seu valor legal e podem ser utilizadas normalmente nas transações diárias.

Não há necessidade de que os cidadãos procurem os bancos para efetuar trocas imediatas; o processo ocorrerá de forma gradual, conforme as notas antigas retornem ao sistema bancário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cédulas de dinheiro (Foto: Governo Federal)

Atualmente, as cédulas da primeira família representam cerca de 3% do total de dinheiro em circulação no país.

Motivos

A substituição por notas da segunda família visa aprimorar a segurança e a eficiência das transações financeiras, uma vez que as novas cédulas possuem elementos gráficos e dispositivos antifalsificação mais modernos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para os colecionadores, algumas dessas notas podem adquirir valor especial. Especialmente se estiverem em bom estado de conservação ou se forem edições comemorativas, como a nota de R$ 10 em polímero lançada em 2000.

O mercado de colecionismo pode ver um aumento na procura por essas cédulas específicas.

A segunda família do real, introduzida a partir de 2010, trouxe cédulas com tamanhos diferenciados e elementos de segurança aprimorados, como marcas d’água e números escondidos, visando dificultar falsificações e facilitar a identificação por parte dos usuários.

O Banco Central vai lançar uma moeda digital?

Sim, o Banco Central do Brasil está desenvolvendo uma moeda digital chamada Drex, prevista para ser lançada em 2025.

Atualmente, o projeto está na segunda fase de testes, envolvendo instituições financeiras para avaliar casos de uso e garantir a segurança das transações.

O Drex é um projeto que está em andamento dentro do Banco Central (Foto: Divulgação)

O Drex funcionará como uma versão digital do real, utilizando tecnologia blockchain para facilitar transações financeiras de forma segura e eficiente.

CONCLUSÃO 

Por fim, embora as cédulas da primeira família do real estejam sendo gradualmente retiradas de circulação devido ao desgaste e à evolução das medidas de segurança, elas continuam válidas para uso.

No entanto, a transição para as cédulas mais modernas ocorrerá de forma natural, sem necessidade de ações imediatas por parte da população.

Veja também matéria especial sobre: “Recusadas para pagamentos”: Banco Central traz 4 tipos de cédulas do Real que não serão aceitas em 2025.

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Sair da versão mobile