AGORA!
“Revisão”: Renata Vasconcellos paralisa JN com novo decreto do INSS que abala o salário de aposentados 60+
11/04/2025 às 11h00

Renata Vasconcellos dá notícia sobre benefício do INSS
Na edição do Jornal Nacional, que ocorreu na quinta-feira, 10, Renata Vasconcellos paralisou a programação com uma notícia importante sobre o INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A apresentadora detalhou um novo decreto que impacta diretamente os aposentados com mais de 60 anos, especialmente aqueles que aguardavam novidades sobre a chamada revisão da vida toda.
Mas, afinal, o que aconteceu?
Renata Vasconcellos informou que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu novamente rejeitar o retorno da revisão da vida toda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O STF – Supremo Tribunal Federal rejeitou o restabelecimento da revisão da vida toda”, disse Renata Vasconcellos.

Revisão da vida toda do INSS
Esse mecanismo permitiria que os aposentados escolhessem a forma de cálculo mais favorável para a aposentadoria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$44M pelos ares em SP: INSS confirma corte vital em benefícios de São Paulo por atitude imperdoável
● INSS confirma antecipação do saque de R$1518 junto com o 13° na era Elmano de Freitas a lista de CPFs no Ceará
● Não tem direito: INSS confirma lista de idosos 60+ que NÃO receberão 13º salário em 2025
Em vez de considerar apenas as contribuições feitas após julho de 1994 (quando foi implantado o Plano Real), a revisão incluiria todo o histórico de contribuições do segurado, inclusive anteriores à nova moeda.
Ou seja, isso poderia aumentar o valor do benefício de muitos aposentados, principalmente daqueles que tinham salários mais altos antes de 1994.

Outros pontos importantes
No entanto, apesar da decisão de não retomar a revisão da vida toda, o STF determinou que:
- Os aposentados que já conquistaram o direito à revisão em instâncias inferiores da Justiça não precisarão devolver os valores recebidos a mais
- Aqueles que ainda têm processos em andamento não serão obrigados a pagar honorários advocatícios nem outras despesas judiciais, mesmo que a decisão final seja desfavorável
Considerações finais
Em resumo, Renata Vasconcellos trouxe a confirmação de que o STF decidiu não reativar a revisão da vida toda para os aposentados do INSS.
Veja mais notícias sobre o INSS clicando aqui.

Como entrar em contato com o INSS?
Por fim, para falar diretamente com um atendente do INSS, o número é 135. O atendimento funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).
Porém, lembre-se: o INSS não entra em contato por telefone ou e-mail pedindo documentos, fotos, biometria, senhas ou dados bancários.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]