Renata Vasconcellos paralisa JN com nova regra de Lula e derrubada na conta de luz em junho de 2025

Renata Vasconcellos paralisa o Jornal Nacional, da Globo, com nova regra de Luiz Inácio Lula da Silva e derrubada na conta de luz

18/06/2025 14h15

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Renata Vasconcellos no Jornal Nacional e ilustração conta de luz (Fotos: Reproduções / Globo / Canva)

Renata Vasconcellos traz notícia sobre possível aumento conta de luz

Na última edição do Jornal Nacional, que ocorreu na terça-feira, 17, Renata Vasconcellos trouxe detalhes sobre uma nova proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante o telejornal, a âncora explicou que o Congresso Nacional derrubou parte dos vetos feitos pelo presidente a um projeto de lei sobre energia.

Projeto

Primeiramente, a proposta inicial do governo federal tinha como foco estimular a geração de energia eólica em alto mar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, o objetivo era incentivar fontes renováveis e diversificar a matriz energética brasileira, fato que poderia reduzir a conta de luz.

Derrubada no Congresso

Durante a tramitação no Congresso, parlamentares adicionaram ao texto original vários “jabutis”.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Os jabutis são artigos que não correspondem ao tema original do texto, foram acrescentados pelos parlamentares durante a tramitação, de acordo com o portal G1.

Entre os itens, está a obrigatoriedade de contratação de energia gerada por pequenas centrais hidrelétricas (PCHs).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente Lula chegou a vetar esses trechos por considerar que eles poderiam aumentar o custo da energia para os consumidores.

No entanto, deputados e senadores derrubaram esse veto. Ou seja, agora esses pontos passam a valer como lei e podem encarecer a conta de luz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Um dos pontos retomados pelos parlamentares é a obrigação de contratar energia de pequenas centrais hidrelétricas, o que, segundo o governo, encarece o preço da energia”, disse Renata Vasconcellos.

Aumento na conta de luz

Com a decisão, o governo federal e especialistas do setor elétrico alertam que haverá impacto direto no bolso da população.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações de Renata Vasconcellos, a derrubada dos vetos pode gerar um reajuste de até 3,5% nas contas de luz.

A obrigatoriedade de contratar energia de PCHs pode encarecer o sistema elétrico, pois essas fontes geralmente possuem custo mais alto em comparação com outras formas de geração renovável.

Frente Nacional dos Consumidores de Energia

Além disso, a Frente Nacional dos Consumidores de Energia (FNCE) criticou a decisão do Congresso.

Desse modo, a FNCE visa entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para reverter os efeitos da nova lei.

“Ao derrubar os vetos da lei, o Congresso torna-se responsável pelo aumento na conta de luz dos brasileiros e por instalar o caos definitivo no setor elétrico. Com os jabutis em vigor, a perspectiva é de que haja retração na geração de energias renováveis. Pior é constatar que a lei criada para explorar o potencial eólico nacional aumentará os cortes em usinas solares e eólicas, inclusive nas que vierem a se instalar no mar. Maior impertinência temática, impossível”, disse a frente.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.