COMO ASSIM?!

“Falei com o Guerra”: Anúncio decisivo de Renato Gaúcho crava real sobre venda do Grêmio e nova SAF


Renato Gaúcho e Grêmio (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Renato Gaúcho crava de forma definitiva a real situação quanto à venda especulada do Grêmio e sobre a possibilidade de uma nova SAF

Renato Portaluppi, também conhecido como Renato Gaúcho, está à frente do Grêmio há aproximadamente 4 anos e meio.

Vale mencionar que sob o seu comando o tricolor gaúcho voltou a Libertadores e promete ir fundo na competição neste ano de 2024.

Ainda no ano de 2023, Renato Gaúcho chegou a criticar a diretoria do Grêmio mostrando a distância da folha salarial dele para a do Flamengo, por exemplo, e justificou isso para a falta de títulos do tricolor.

Renato Gaúcho - (Foto: Reprodução / Internet)
Renato Gaúcho é o técnico do Grêmio – (Foto: Reprodução / Internet)

Uma das alternativas para a equipe que não vê mais soluções para a falta de dinheiro é a SAF (Sociedade Anônima do Futebol).

Apesar do Grêmio ainda não ser uma SAF, houveram alguns burburinhos internos sobre essa possibilidade para fazer com que o tricolor se torne uma empresa.

Veja também

Realidade distante

De acordo com o GE, portal de esportes da Globo, apesar da intenção o Grêmio ainda está longe de virar uma SAF.

Mas as dificuldades no atual mercado, com problemas financeiros e muitas limitações para contratar, têm gerado debates no clube sobre o assunto.

Pesadelo para Renato Gaúcho: Saída relâmpago de dupla é exigida no Grêmio após derrota para o Internacional - Foto | Reprodução: Internet
Renato Gaúcho expôs a real sobre a possibilidade do Grêmio virar uma SAF (Foto | Reprodução/Montagem/GE/TV Foco)

Em entrevista exclusiva ao GE , concedida no dia 24 de janeiro de 2024, o treinador disse acreditar que todos os clubes brasileiros viverão sob o novo modelo de gestão no futuro e revelou conversas com o presidente Alberto Guerra sobre o tema:

“É o futuro de todos os clubes. Vai por mim, lá na frente todos os clubes vão entrar na SAF. Eu converso, um tempinho atrás falei com o Guerra, nosso presidente.

Já imaginou a SAF do Grêmio? O clube nunca quer, isso mais ou menos que ele me passou. Os caras querem botar dinheiro, regularizado, ele falou assim: ‘É o futuro, porque o futebol brasileiro está bem quebrado’.

Muita gente usa o clube para se aproveitar. Com SAF não tem isso. E aí vai ter como fazer grupo forte”

O técnico do Grêmio ainda argumentou que, com a entrada de investidores e recursos externos, cria-se um cenário de maior competitividade no futebol brasileiro.

Do contrário, clubes de maior poderio financeiro tendem a aumentar a distância para os demais e, consequentemente, se alternar na disputa pelos principais títulos.

O que é SAF?

SAF é a sigla para Sociedade Anônima de Futebol, que foi criada a partir da Lei 14.193/2021 e permitiu que clubes de futebol pudessem ser transformados em empresas.

Desde 2021, uma onda de clubes de futebol do Brasil aderiram à SAF. Entre eles, estão:

  • Botafogo;
  • Cruzeiro;
  • Vasco.
  • América Mineiro;
  • Bahia;
  • Coritiba;
  • Cuiabá;
  • Red Bull Bragantino

Mas mais do que uma mudança no nome da estrutura e gestão, passando de associação civil sem fins lucrativos para empresarial, há grandes alterações na forma de tributação, bem como normas de governança, controle e meios de financiamento para a atividade do futebol.

Substituto de PEC, estrela assinando até 2028 e +: 777 finalmente libera a grana por 3 reforços no Vasco - Foto | Reprodução: Internet
O Vasco é um dos clubes que fazem parte do grupo de SAFs ( Foto/Reprodução/Montagem/TV Foco)

🚨 BBB24: Davi menosprezado por rivais + Globo "apaga" Bia + Mãe de Matteus desaprova Cunhã e é detonada    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras.Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.