Renault teve fim em país e suas atividades foram encerradas após anos
O Renault Group tomou uma decisão drástica ao encerrar suas operações na Rússia, o que inclui a transferência de suas fábricas e da marca AvtoVAZ para o governo russo.
Essa medida foi tomada em meio ao conflito em curso entre a Rússia e a Ucrânia, levando várias montadoras de veículos e empresas multinacionais ocidentais a tomar decisões semelhantes.
No caso da Renault, a situação era particularmente delicada, uma vez que a empresa possuía fábricas e era a controladora da AvtoVAZ, conhecida no Brasil pela marca Lada.
De acordo com o portal ‘Carros com Camanzi’ – após uma reunião realizada, o Conselho de Administração do Renault Group aprovou por unanimidade a venda de 100% da participação da Renault Rússia para a cidade de Moscou e de sua participação de 67,69% na AVTOVAZ para o NAMI (Instituto Central de Pesquisa e Desenvolvimento de Automóveis e Motores), uma empresa pública vinculada ao ministério da Tecnologia. Todas essas medidas entraram em vigor de imediato.
De forma interessante, o acordo inclui uma cláusula que permite à Renault recomprar a AvtoVAZ.
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Os franceses têm um prazo de até seis anos para acionar essa opção. Essa retirada abrupta terá impacto nos resultados do primeiro semestre de 2022. O valor dos negócios da Renault na Rússia foi avaliado em 2.195 milhões de euros, com base no balanço de 31 de dezembro de 2021.
Após a decisão o Grupo fez um anúncio oficial: “Hoje, chegamos a uma deliberação difícil, mas necessária. Estamos tomando uma decisão responsável em relação aos nossos 45 mil funcionários na Rússia, ao mesmo tempo em que protegemos a performance do Grupo e nossa capacidade de voltar ao país no futuro, em um contexto diferente.”
“Tenho confiança na capacidade do Renault Group de acelerar ainda mais sua transformação e superar seus objetivos de médio prazo”, declarou Luca de Meo, CEO do Renault Group.

QUAL CARRO TEVE RETORNO CONFIRMADO?
O mercado de veículos é um dos mais concorridos, principalmente no Brasil, já que conta com uma grande quantidade de fabricantes como a Renault, que produzem centenas de modelos.
Segundo informações do site do Auto Esporte, quem retorna é o Renault Megane elétrico, crossover que está de volta para o Brasil para lidar com a concorrência de BYD Yuann Plus e Volvo EX30.
Até o nome foi alterado, uma vez que o acento agudo no primeiro “E” foi removido e ele adquiriu o sobrenome E-Tech. Para saber todos os detalhes desse retorno, leia a matéria completa clicando aqui!
