Celebridades Pantanal

Responsável por lançar Xuxa, Angélica e Taís Araújo, além do sucesso da novela Pantanal, TV Machete saía do ar há 20 anos

TV Manchete, responsável por lançar entre outros nomes: Xuxa, Angélica e Taís Araújo (Imagem: Divulgação)

Responsável por lançar grandes nomes da TV brasileira como: Xuxa, Angélica e Taís Araújo, uma das maiores emissoras de TV do Brasil, TV Manchete,  saía do ar há 20 anos depois de decretar falência.

+Após sofrer cortes na RedeTV, Luciana Gimenez entra em desespero e vende mansão com desconto de R$23 milhões; veja fotos

A emissora que concentrava seu núcleo de produção no Rio de Janeiro tem grandes feitos na memória afetiva dos brasileiros. Foi lá que se deu início a era das apresentadora loiras que comandavam programas infantis como Xuxa, “inventada” por Maurício Sherman, que ficou na emissora entre 1983 à 1986. Depois que foi conquistada pela Globo, Sherman então encontrou Angélica que ficou na emissora até 1993 antes de migrar para o SBT.

A TV Manchete também foi a primeira emissora a bater de frente com a Globo no quesito teledramaturgia, 1990 ela lançou o ícone Pantanal, trama escrita por Benedito Ruy Barbosa, que a Globo rejeitou por achar complexa demais. Pantanal foi um estouro de audiência, e um sucesso de público e crítica.

Ainda na teledramaturgia, TV Machete produziu um dos grandes sucessos da TV, a novela Xica da Silva que trouxe fama para Taís Araújo que aos 17 anos causou polêmica ao ter que protagonizar algumas cenas picantes. O então bem sucedido Walcyr Carrasco que estava na geladeira do SBT, escreveu uma novela inteira para outra emissora usando o pseudônimo de Adamo Angel. Como castigo, Silvio Santos o obrigou a escrever uma novela inteira, Fascinação que ainda ficou por um bom tempo engavetada.

+Apresentador do SBT entrega gravidez de colega de emissora em programa ao vivo: “Agora todo mundo já sabe”

Victor Wagner viveu o Contratador João Fernandes na novela Xica da Silva, da Manchete. (Foto: Reprodução)

A TV Machete também era muito querida pelo público infantil. Foi lá que a saga de grandes heróis japoneses começou como: Jaspion, Nija Jiraya e Changeman. Foi lá também que o grande sucesso Cavaleiros do Zodíaco começou, já na fase mais complicada para emissora.

Apresentadores famosos também passaram pela emissora como Raul Gil, Eliakim Araújo e Leila Cordeiro. A Manchete também batia de frente com a Globo nas transmissões do carnaval, onde chegou pegando os direitos de transmissão da emissora dos marinhos.

Em seu momento mais complicado, funcionários chegaram a fazer greve e a última novela produzida pela emissora não chegou a ser finalizada e teve em seu último capítulo, os finais dos seus personagens narrados por um locutor. A novela era Brida, inspirada na obra de Paulo Coelho e estrelada pela atriz: Carolina Kasting e Leonardo Vieira. A produção teve apenas 54 capítulos.

Cristina Oliveira em cena da novela "Pantanal", da extinta TV Manchete (Foto: Divulgação)
Cristina Oliveira em cena da novela “Pantanal”, da extinta TV Manchete
(Foto: Divulgação)

Após decretar falência, a família Bloch, proprietária da emissora passou a concessão para os proprietários da RedeTV, dos empresários Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho.

Xuxa e Angélica (Foto: Divulgação / TV Globo)
Xuxa e Angélica (Foto: Divulgação / TV Globo)

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Mozuka Braga

Formado em Publicidade, Rádio e TV e Teatro é um apaixonado pelo mundo do entretenimento, principalmente séries e novelas. Em 2016 também concluiu sua pós em Produção Executiva e Gestão de TV pela FMU.