Êta Mundo Bom Resumo das Novelas

Resumo da novela Êta Mundo Bom 2019; próximos capítulos atualizados

Logo da novela Êta Mundo Bom (Imagem: Divulgação)
Logo da novela Êta Mundo Bom (Imagem: Divulgação)

A TV Globo anunciou que a novela Êta Mundo Bom, exibida originalmente no ano de 2016, passará a ser exibida novamente na emissora, dentro do Vale a Pena Ver de Novo. A trama que tem autoria de Walcyr Carrasco, mesmo autor de A Dona do Pedaço, fez bastante sucesso em sua exibição original.

A emissora carioca espera obter o bom resultado com a reprise da trama, que tem como protagonistas os atores Sérgio Guizé e Débora Nascimento.

Sinopse*

Ambientada em 1948, a trama conta a história de Candinho (Sérgio Guizé), que foi separado da mãe logo após seu nascimento e foi acolhido pelo casal Cunegundes (Elizabeth Savalla) e Quinzinho (Ary Fontoura), donos da decadente fazenda Dom Pedro II, perto da cidade fictícia de Piracema, por volta dos anos 20. O casal, que há tempos tenta um herdeiro sem sucesso, decide ficar com o bebê. Mas não demora para Cunegundes finalmente engravidar e ganhar três filhos legítimos: Filomena, a Filó (Débora Nascimento), Mafalda (Camila Queiroz) e Quincas (Miguel Rômulo), e o pobre Candinho vai sendo deixado de lado pelos “pais”, mesmo com a proteção de Eponina (Rosi Campos), irmã de Quinzinho, e Manuela (Dhu Moraes), a empregada da fazenda. Um amigo da família também está sempre por perto, apoiando Candinho: Pancrácio (Marco Nanini). Professor de filosofia muito sábio, esperto e generoso, ele acompanha a vida do rapaz desde que chegou à fazenda e se interessa por sua origem com a intenção de ajudá-lo. Mas após o nascimento dos filhos de Cunegundes, Candinho é rebaixado a faz-tudo do local e passa a morar no casebre de Manuela. No início da história, Candinho é expulso expulso da fazenda ao ser flagrado por Cunegundes beijando a primogênita Filomena por quem é apaixonado desde criança.

Pancrácio logo aconselha Candinho a seguir para a capital em busca da mãe biológica, Anastácia (Eliane Giardini), que ele nunca conheceu. Assim Candinho viaja junto de seu inseparável amigo, o burro Policarpo, tendo como lembrança da mãe, apenas um velho medalhão com uma fotografia de Anastácia quando jovem. A mãe, a esta altura, é uma viúva milionária proprietária da fábrica de sabonetes Aroma, e que também está à procura do filho na capital. Ela conta com a ajuda do detetive Jack (David Lucas), da melhor amiga, a estilista e dona de uma boutique prêt-à-porter Emma (Maria Zilda Bethlem) e do advogado e braço-direito Araújo (Flávio Tolezani). Mas Anastácia não faz ideia de que a sobrinha, Sandra (Flávia Alessandra), fará de tudo para atrapalhar esse encontro, pois teme perder a posição de herdeira. A personificação da falsidade, na frente de Anastácia, Sandra é doce e generosa, mas por trás, é gananciosa, traiçoeira e sem escrúpulos.

Candinho é um homem que sempre carrega um grande otimismo, mesmo com as dificuldades da vida. Seu lema é “Tudo o que acontece de ruim na vida da gente é pra meiorá”. Sem se deixar abater, Candinho enfrenta as mais diversas situações para sobreviver na cidade grande, onde conhece seu fiel amigo, o garoto Pirulito (JP Rufino). Com o pouco dinheiro que ganhou de Epônima e Manuela, Candinho é aconselhado por Pirulito a alugar um quarto na pensão da adorável D. Camélia (Ana Lúcia Torre) e os dois passam a morar juntos. Mas o dinheiro acaba e Camélia fica com Policarpo como garantia de pagamento. Na esperança de reaver o burro, Candinho acaba reencontrando Pancrácio, que atualmente usa sua veia artística e poética e vive se fantasiando dos mais cômicos disfarces e pedindo esmolas nas ruas (por não ter achado um bom emprego como professor na cidade grande). O professor acolhe Candinho e Pirulito em sua casa, os dois passam a vender pipoca na praça e conseguem Policarpo de volta. Além da busca incessante pela mãe, ele também vai lutar com unhas e dentes pelo amor de Filomena, que agora mora na capital e vive uma relação com o possessivo Ernesto (Eriberto Leão). Com uma lábia infalível e um pé de valsa daqueles, o vilão conheceu Filomena e a convenceu a fugir com ele para a capital com a promessa de se casar com a bela roceira. Mas o mundo de Filó desaba quando os dois chegam em São Paulo. Ernesto diz que não vai casar coisa nenhuma e praticamente obriga a moça a se tornar uma dançarina em uma espécie de cabaré. E o pior: Ernesto fica com a maior parte do dinheiro que ela ganha no local. Filó então começa a trabalhar no Dancing, boate da misteriosa Paulina (Suely Franco), lá ela ganha a amizade da dançarina desengonçada Clarice (Marianna Armellini) e começa a sofrer com os tormentos de Diana (Priscila Fantin), uma dançarina ambiciosa que tem um caso com o mau-caráter Severo (Tarcísio Filho), dono de uma loja de tecidos. Diana então passa a viver na casa de Severo para tentar dar um golpe no homem com a ajuda de seu amante e filho de Severo, Braz (Rômulo Arantes Neto), que quer vingar a morte da mãe causada indiretamente pelo pai. Mas o que a moça não sabe é que ela vai virar uma dona de casa e sofrer nas mãos do autoritário companheiro.

Paralelo a isso, há a história de Maria (Bianca Bin), uma jovem que engravidou do noivo, morto em um acidente de carro antes do casamento. Filha de Severo que a expulsou de casa temendo ficar mau falada, por ser mãe solteira, ela é acolhida por Anastácia e vai trabalhar em sua casa como empregada, mas enfrenta a hostilidade dos irmãos Sandra e Celso (Rainer Cadete), que querem vê-la fora da casa. No entanto, Celso sé apaixonará por ela e os dois irão viver uma história de amor conturbada pela ambiciosa Sandra, que envolve-se com Ernesto para impedir o reencontro de Candinho e Anastácia, e ainda roubar todo o dinheiro da tia.

Apesar dos golpes de Sandra para impedir o reencontro de mãe e filho, Anastácia e Candinho acabam se conhecendo e logo desenvolvem uma relação fraternal. A vilã ainda tenta seduzir o caipira, de quem chega a se tornar noiva, mas ele a abandona no altar graças aos esforços de Maria e Pancrácio, que fazem Candinho descobrir que Filomena espera um filho seu. A dançarina, temendo ficar mau falada, aceita se casar com o milionário comendador Fragoso (Luís Gustavo), frequentador assíduo do Dancing e que não esconde sua paixão pela moça. O casamento não dura nada, pois Fragoso morre e seus filhos deixam Filó na miséria. Ao saber que o casamento de Candinho e Sandra se aproxima, Filomena parte rumo à fazenda dos pais, com medo de que o ex-namorado lhe tome a guarda de seu filho. Ardilosa, Sandra não desiste de abocanhar a fortuna de Anastácia e seduz Araújo, que administra a fábrica da milionária. Ela faz com que ele se separe da mulher e o convence a dar um golpe em Anastácia, fazendo-a assinar, sem perceber, documentos de transferência de bens. Mesmo sendo honesto, Araújo se vê impelido a colaborar com Sandra quando descobre que seu filho, o pequeno Cláudio (Xande Valois), pode voltar a andar se fizer uma cara cirurgia nos Estados Unidos. Como o plano não dá certo, Sandra e Ernesto decidem falsificar a assinatura de Anastácia e a vilã toma posse de todos os bens da tia, expulsando-a junto a Candinho, Maria e Pirulito da mansão. Todos passam a morar na humilde casa de Pancrácio, que pode enfim vencer as barreiras sociais que o separavam de Anastácia e se casar com a amada. Contando com a ajuda de Celso – e mais tarde, de Araújo, que se arrepende ao perceber que foi usado por Sandra -, Anastácia e Candinho conseguem vencer o processo contra Sandra. A vilã foge com a ajuda de Ernesto, enquanto o detetive Jack localiza Filomena, fazendo acontecer o reencontro emocionado entre a ex-dançarina e Candinho. Os dois se reconciliam e mais tarde celebram o nascimento do primeiro filho. Filó decide então voltar para São Paulo para se casar com o amado, mas Sandra e Ernesto sequestram a moça e o bebê no dia do casamento e exigem uma fortuna de Anastácia como resgate. Mas o cativeiro acaba sendo encontrado pela polícia, e durante a fuga, Sandra e Ernesto sofrem um acidente de carro. O malandro morre e a vilã acaba seus dias na prisão.[35] Anastácia decide comprar a fazenda de Cunegundes e Quinzinho para o filho viver e se muda para Piracema com Pancrácio e Pirulito, abrindo uma escola para que o marido dê aulas de teatro e filosofia. Celso se torna o administrador da fábrica de sabonetes e continua vivendo na mansão ao lado de Maria, que engravida do amado. Após pagar por seus erros, Araújo consegue o perdão de Anastácia e recupera seu emprego na fábrica, podendo ser feliz ao lado do filho, que volta a andar, e da nova mulher, Olga. Candinho e Filomena se casam na última cena da novela e terminam muito felizes.

*Em breve atualizaremos com o resumo da novela

SIGA O TVFOCO NO INSTAGRAM E FIQUE POR DENTRO DE TUDO! CLIQUE/TOQUE AQUI.

ANÚNCIOS

ANÚNCIOS

Comentários recentes

CONHEÇA

ASSISTA!

;