“Retrospectiva 2015”: relembre alguns programas que saíram do ar este ano


(Foto: Montagem/Divulgação)
(Foto: Montagem/Divulgação)
(Foto: Montagem/Divulgação)

2015 chegará ao fim sendo considerado um dos anos mais difíceis para o Brasil, que vem enfrentando uma grave crise financeira. Esta crise não foi polarizada, e acabou afetando praticamente todos os segmentos no país, incluindo a televisão.

Alguns programas que não deram retorno em audiência e faturamento acabaram saindo do ar, atitude extrema que também pode ser vista como estratégia das emissoras para diminuir custos em meio a atual situação econômica do Brasil. O TV FOCO lista agora algumas das atrações que não renderam o esperado este ano e acabaram sendo extintas.

» “Agora é Tarde”

Após a saída de Danilo Gentili, que vinha surpreendendo no comando do “Agora é Tarde”, surgiram diversas especulações em torno de quem assumiria o talk show em 2014. A Band, por fim, confirmou Rafinha Bastos como novo apresentador.

O humorista até apresentou uma boa performance à frente do talk show, no entanto, a audiência da atração vinha deixando a desejar. Apesar disso, a emissora do Morumbi confirmou uma nova temporada do programa em 2015, mas de maneira surpreendente – até mesmo para a equipe – anunciou o seu fim logo no início do ano.

Veja também

A princípio, a última edição ficou prevista para o dia 10 de abril, mas temendo uma “novela” em torno do caso, principalmente por parte de Rafinha, que vinha fazendo piadas sobre o cancelamento da atração, a Band antecipou o fim do “Agora é Tarde” para o dia 27 de março. Publicamente, a emissora teceu elogios ao desempenho do humorista e do talk show, gerando controvérsias em torno do motivo da sua extinção. Na época, rumores davam conta de que o fim do programa deu-se realmente por um grande processo de enxugamento de custos que o canal realizou.

IMG2» “Programa da Tarde”

No ar na grade da Record desde 2012, em sua “segunda geração”, o “Programa da Tarde” surgiu como uma grande aposta da Record para reforçar sua faixa vespertina.

Ao longo dos seus três anos, a atração passou por diversas mudanças sob o comando de Britto Jr, Ana Hickmann e Ticiane Pinheiro. Durante muito tempo, os principais “pilares” do programa foram os quadros “Além do Peso” e o “Patrulha do Consumidor”, comandado por Celso Russomano. As mudanças eram motivadas principalmente pela audiência da atração, que raramente chegava a registrar médias expressivas, e desde o ano passado, vinha sofrendo com a concorrência do SBT, que fechava frequentemente na vice-liderança com suas novelas da tarde.

Sem apresentar reação na audiência e com baixo faturamento, o “Programa da Tarde” chegou ao fim no dia 24 de julho. O horário passou a ser ocupado por reprises de novelas da Record. Ana Hickmann já havia retornado para o “Hoje Em Dia” antes do anuncio do cancelamento do programa; Ticiane Pinheiro também foi remanejada para o matinal, já Britto Jr foi parar na “geladeira”, mas também deve retornar ao “Hoje Em Dia”. Vale lembrar que o cancelamento da atração não agradou nenhum um pouco o apresentador, que nas redes sociais, chegou a ironizar a troca do “Programa da Tarde” por “enlatados”.

» “De Frente com Gabi”

A exemplo do “Agora é Tarde”, o “De Frente com Gabi” foi mais uma atração que chegou ao fim de maneira inesperada em 2015, sem especulações. Marília Gabriela, que já estava em sua terceira passagem pelo SBT, vinha consolidada na emissora de Silvio Santos.

Desta vez, o fim do programa deu-se por uma decisão da própria apresentadora, que no dia 20 de janeiro, anunciou que estava deixando o SBT para se dedicar ao teatro. “Tive um 2014 complicado, perguntas do tipo: ‘O que sou? Para onde vou?’. Estava me sentindo repetitiva e isso não era justo comigo e nem com o público. Estou partindo para outra”, disse a apresentadora na época.

A atração chegou ao fim no dia 22 de fevereiro, registrando baixa audiência. Desde março o horário vem sendo ocupado pelo “Conexão Repórter” de Roberto Cabrini.

» “Tomara Que Caia”

O “Tomara Que Caia” surgiu como uma aposta da Globo para ocupar a “problemática” faixa pós-“Fantástico”. Chegando com o status de “inovadora” e com formato próprio da emissora, a atração foi alvo de críticas desde a primeira edição, sendo tachada de “sem graça” e com uma dinâmica “fraca”.

O programa sofria com a concorrência de Silvio Santos, no SBT. A Globo até esboçou um esforço para tentar salvar a atração, mas sem apresentar muita reação, o “Tomara Que Caia” teve sua última edição exibida no dia 1º de novembro.

» “CQC”

Oficialmente, o “CQC” não entrou para a lista de atrações extintas. A Band garante que o programa passará apenas um “ano sabático”, ou seja, sairá do ar no final deste ano, e retornará apenas em 2017. Nos bastidores, porém, há quem acredite que a atração deixará a grade da emissora de maneira definitiva, uma vez que praticamente toda a equipe do humorístico já foi avisada que será dispensada.

O fato, porém, é que o programa está em baixa, distante da audiência e repercussão que registrou anos atrás. A saída de integrantes famosos e a falta de renovação de conteúdo durante os anos, que provocou um certo “desgaste”, são apontados como os principais causadores da queda da atração, que este ano, após mais uma mudança drástica de elenco, vem sendo comandada por Dan Stulbach, Marco Luque e Rafael Cortez.

🚨 Ana Maria REJEITA Davi na Globo e detona o que pensa + Adeus de Mion em canal e Fernanda DESMASCARADA    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.