Melhor decisão

Melhor que o veredito de Alexandre de Moraes: Revisão do INSS em vigor traz vitória a aposentados em 5 passos

22/05/2024 às 16h38

Por: Bruno Zanchetta
Imagem PreCarregada
Alexandre de Moraes INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

Após derrubada de revisão da vida toda do INSS, Alexandre de Moraes entrega veredito oficial

anos o STF vem discutindo sobre a revisão da vida toda do INSS, ao qual Alexandre de Moraes era e votou a favor.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Basicamente a revisão da Vida Toda do INSS permitiria aos aposentados usarem os dados de antes de 1994 para o cálculo da revisão do benefício, ou seja, podendo aumentar o valor da aposentadoria, que seria de escolha do próprio aposentado.

De acordo com informações do portal em março o STF derrubou a tese da revisão da vida toda. Com uma manobra jurídica, o Supremo trouxe duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIn’S 2110 e 2111) para serem julgadas antes. Mesmo sem o julgamento do tema 1102, que trata da revisão da vida toda, o julgamento das ADIn’s acabou impactando diretamente na tese da revisão da vida toda.

Aprovada por 7 votos a 4 pelo Supremo, o veto da tese da revisão da vida toda determinou que o segurado não pode mais optar pela regra mais favorável e a aplicação da regra de transição é obrigatória para quem contribuía antes de 1999.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Mas, de acordo com informações da Folha de São Paulo em matéria publicada no dia 22 de março, aposentados do INSS têm direito de pedir a revisão de seu benefício caso considerem que o valor pago está errado ou que algum período de trabalho tenha ficado de fora do cálculo da aposentadoria, mas é preciso seguir algumas regras.

Veja também

Para conseguir solicitar a revisão, é necessário seguir esses 5 passos:

  1. Acesse meu.inss.gov.br
  2. Clique em “Entrar com gov.br”
  3. Informe o CPF e vá em “Avançar”
  4. Digite sua senha e clique em “Entrar”
  5. Onde se lê “Do que você precisa”, escreva: “Revisão”

É possível, por exemplo, pedir a revisão de trabalho no campo.

  • É o reconhecimento, como tempo de contribuição, dos períodos trabalhados em regime de economia familiar no campo, até 1991, sem precisar pagar as contribuições

Quem tem direito

  • Pessoas que conseguem provar a atuação em atividade rural, naquele período, mesmo se tinham menos de 12 anos de idade na época
  • Esse tempo de trabalho pode aumentar o valor da aposentadoria, mesmo se for benefício urbano

Fique ligado

  • É preciso apresentar provas do trabalho no campo

QUEM RECEBE O ABONO DO INSS?

Recebem o abono os segurados e pensionistas da Previdência Social que durante o ano de 2024 tenham recebido aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Prazer, sou Bruno Zanchetta, formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. O Jornalismo é a minha vida e está presente nas 24 horas do meu dia. Faço matérias diversas sobre carros luxuosos, veículos impressionantes e até sobre coleções curiosas Email: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.