ALERTA!

Proibição da ANVISA e risco a saúde: A marca de macarrão arrancada às pressas das prateleiras dos mercados


A PROIBIÇÃO da ANVISA contra marca de macarrão - Montagem: TVFOCO

A autarquia crava proibição contra marca de macarrão e retira às pressas dos mercados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é um dos principais órgãos do governo, sendo responsável pelo controle de qualidade e segurança de muitos produtos no Brasil. Dessa vez, por exemplo, falaremos da proibição da autarquia contra uma marca de macarrão arrancada às pressas das prateleiras dos mercados devido risco à saúde dos consumidores.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Para quem não sabe, segundo as informações divulgadas pelo portal ‘CNN Brasil’, em setembro de 2022, a Anvisa proibiu a comercialização, distribuição e uso das massas alimentícias da empresa BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, fabricados entre 25 de julho e 24 de agosto. O que deixou a população brasileira chocada com a proibição do alimento que apresentava riscos à saúde.

Na ocasião, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), notificou a empresa a fazer um recall de produtos, constatando propilenoglicol contaminado com etilenoglicol, segundo o portal ‘GOV.BR’. Vale destacar que, segundo a fonte, o propilenoglicol contaminado foi fornecido pela empresa Tecno Clean Industrial.

Lotes de macarrão Keishi foi arrancado dos mercados - Foto: Reprodução/Internet
Lotes de macarrão Keishi foi arrancado dos mercados – Foto: Reprodução/Internet

Sendo assim, a Anvisa identificou o uso do insumo contaminado como ingrediente na linha de produção de suas massas. E segundo dados, a empresa possui nome fantasia Keishi e é responsável pela produção de e comércio de vários tipos de massas de estilo orital, tais como udon, yakisoba, lamen, além de massas de salgados como gyoza.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


O etilenoglicol

É um solvente orgânico altamente tóxico que causa insuficiência renal e hepática quando ingerido, podendo inclusive levar à morte. Segundo informações divulgadas pela Anvisa, não há autorização para o uso dessa substância em alimentos.

Veja também

Já no caso do aditivo alimentar propilenoglicol, é autorizado em alguns alimentos, mas, uma resolução da instituição determina que o uso não é permitido em categorias de massas alimentícias, ou seja, é proibido o uso em macarrão.

Macarrão Keish foi barrada pela Agência - Foto: Reprodução/Internet
Macarrão Keish foi barrada pela Agência – Foto: Reprodução/Internet

Pronunciamento da empresa

Por meio de uma nota divulgada em setembro de 2022, a Keishi relatou que sempre manteve o cuidado com o controle rigoroso da qualidade de seus produtos.

“A Keishi sempre primou pelo controle rigoroso da qualidade de seus produtos. Neste episódio, a Anvisa proibiu a comercialização dos produtos fabricados no período de 25/jul/2022 a 24/ago/2022, com uso da suposta substância contaminada. Este lote corresponde a pouco mais de 1% do total dos produtos fabricados e vendidos pela Keishi no período”, iniciou a nota.

Em outro trecho do comunicado, a marca barrada pela ANVISA esclareceu que tomou as medidas necessárias para continuar em operação. “A Keishi esclarece que a ação da Anvisa é preventiva e pontual e não houve nenhuma ordem para paralisar as atividades ou interditar a fábrica da Keishi”, prosseguiu.

Macarrão Keishi (Foto: Reprodução/ Internet)
Macarrão Keishi (Foto: Reprodução/ Internet)

“Esclarece, outrossim, que a Keishi está colaborando com a Anvisa e Vigilância Sanitária no rastreamento e recolhimento dos produtos e elucidação dos fatos, visando evitar problemas futuros e preservar a saúdo dos nossos consumidores”, disse ainda.

“A Keishi continua operando normalmente, oferecendo a seus clientes/consumidores produtos de qualidade com segurança que tem sido a marca registrada dos seus produtos”, finalizou a nota da marca de macarrão barrada pela ANVISA.

Situação atual

Vale ressaltar que, tanto a Anvisa, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e órgãos de Vigilância Sanitária locais, investigaram e inspecionaram as empresas envolvidas e afirma que as empresas após as mudanças continuaram sendo comercializados. Dessa forma, seguem em pleno funcionamento presentemente, destacando que somente os lotes citados forma proibidos.

Estabelecimento da ANVISA (Foto: Reprodução/ Internet)
Estabelecimento da ANVISA (Foto: Reprodução/ Internet)

Quando a Anvisa foi fundada?

Fundado em janeiro de 1999 pela Lei 9782/1999, o órgão é uma ferramenta reguladora, vinculado ao Ministério da Saúde, para estabelecer um padrão de qualidade em produtos e serviços no Brasil.

🚨 ESCÂNDALO: Atriz casada pegando Zé de Abreu + Flagra de sexo no SBT acaba em demissão + Buda vai ser pai?         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br