Anvisa proíbe comercialização de marca de macarrão
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, é responsável por fiscalizar todos os produtos que chegarão aos consumidores. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre a interdição às pressas do órgão em cima de uma marca queridinha de macarrão, amada pelos brasileiros devido a risco de morte.
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Segundo informações da Anvisa disponíveis no portal ‘Gov.br’, em setembro de 2022, o macarrão da marca Keishi, da BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, com lote de fabricação entre 25 de julho e 24 de agosto de 2022, teve que ser interditado às pressas devido à existência de uma substância tóxica.
Conforme divulgado pelo órgão, a empresa usou o aditivo alimentar propilenoglicol, contaminado com etilenoglicol, fornecido pela empresa Tecno Clean. Dessa forma, a Anvisa realizou inspeção e verificou que essa empresa adquiriu e usou o insumo contaminado como ingrediente na linha de produção de suas massas.
Assim, a Anvisa havia determinado o recolhimento e proibição da comercialização, distribuição, manipulação e uso de dois lotes do propilenoglicol (AD5035C22 e AD4055C21) contaminados por etilenoglicol, uma substância tóxica que pode levar a morte.
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O que a empresa disse sobre o ocorrido?
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“A Keishi sempre primou pelo controle rigoroso da qualidade de seus produtos.”, iniciou. “Neste episódio, a Anvisa proibiu a comercialização dos produtos fabricados no período de 25/jul/2022 a 24/ago/2022, com uso da suposta substância contaminada. Este lote corresponde a pouco mais de 1% do total dos produtos fabricados e vendidos pela Keishi no período”, disse.
“Em nenhum momento a Keishi desconfiou da qualidade da substância utilizada em seus produtos, pois adquiriu de boa-fé de fornecedor idôneo, com quem mantém relações comerciais de longa data, que tem nome respeitado no mercado. À Keishi mantém estreito contato com o fornecedor visando elucidar o ocorrido”, seguiu.
“Ao mesmo tempo, seguindo a orientação da Anvisa, a Keishi já entrou em contato com clientes visando recolher e rastrear os produtos pertencentes a este lote. Como se trata de produtos fabricados há quase 1 mês, não houve estoque a recolher e também não houve nenhum relato de danos à saúde do consumidor”, disse a empresa.
“A Keishi continua operando normalmente, oferecendo a seus clientes/consumidores produtos de qualidade com segurança que tem sido a marca registrada dos seus produtos.” finalizou. Por fim, a empresa hoje opera normalmente e segue atendendo aos padrões da Anvisa.
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