Infarto e risco de MORTE: Você nunca mais tomará café fora desse horário após saber disso

Especialistas revelam o horário mais perigoso para tomar café e alertam que o risco de infarto e morte pode aumentar silenciosamente

31/05/2025 17:45

4 min

Tomar café (Foto: Reprodução)
Tomar café (Foto: Reprodução)
Continua depois da publicidade

Especialistas revelam o horário mais perigoso para tomar café e alertam que o risco de infarto e morte pode aumentar silenciosamente

Um novo estudo publicado no European Heart Journal revelou que consumir café exclusivamente pela manhã pode trazer benefícios significativos à saúde cardiovascular.

Continua depois da publicidade

A pesquisa, que acompanhou mais de 40 mil adultos ao longo de quase duas décadas, indicou que aqueles que bebem café apenas nas primeiras horas do dia apresentam um risco 31% menor de morrer por doenças cardiovasculares.

Além disso, 16% menor de morte prematura por qualquer causa, em comparação com os que não consomem café ou o fazem ao longo do dia .

Continua depois da publicidade

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em saúde e das informações do cardiologista Aurelio Rojas, detalha agora os riscos do auto consumo da bebida.

Café ficou muito caro nos últimos meses (Foto: Reprodução/ Internet)
Café (Foto: Reprodução/ Internet)

Consumo do café

O cardiologista Aurelio Rojas destacou que o consumo de café pela manhã alinha-se melhor com os ritmos circadianos do corpo. Assim, evitando perturbações no sono e efeitos colaterais da cafeína, como insônia e aumento da pressão arterial.

Continua depois da publicidade

Além disso, segundo ele, esse hábito pode contribuir para uma maior longevidade e menor probabilidade de sofrer um ataque cardíaco.

Leia também

Cuidado com o coração

Pesquisadores da Universidade de Tulane, responsáveis pelo estudo, sugerem que o consumo de café à tarde ou à noite pode desregular o ritmo circadiano, prejudicando o sono e impactando negativamente a saúde cardiovascular.

Continua depois da publicidade

Além disso, pessoas que mantêm o hábito de tomar café apenas pela manhã tendem a ter um estilo de vida mais disciplinado, com melhor qualidade de sono, prática regular de exercícios e alimentação equilibrada.

Café ficou muito caro nos últimos meses (Foto: Reprodução/ Internet)
Café f(Foto: Reprodução/ Internet)

Moderação é a chave

Especialistas enfatizam que a moderação é essencial para colher os benefícios do café. O consumo excessivo, mesmo pela manhã, pode reverter os efeitos positivos da bebida.

Continua depois da publicidade

Contudo, a recomendação é manter o consumo em uma xícara por dia e, sempre que possível, consultar um médico para acompanhar a saúde do coração.

Principais pontos do estudo:

  • Consumir café apenas pela manhã está associado a um risco 31% menor de morte por doenças cardiovasculares.
  • Há uma redução de 16% no risco de morte prematura por qualquer causa entre os que tomam café somente pela manhã.
  • O consumo de café à tarde ou à noite pode desregular o ritmo circadiano, afetando negativamente a saúde do coração.
  • A moderação no consumo é crucial; exageros podem anular os benefícios.
  • Estilo de vida disciplinado, com sono de qualidade e alimentação equilibrada, potencializa os efeitos positivos do café matinal.

Quais os benefícios do café?

O café, quando consumido com moderação, oferece diversos benefícios à saúde:

  • Melhora o desempenho físico e mental: A cafeína estimula o sistema nervoso central, aumentando a energia, a concentração e a memória.
  • Reduz o risco de doenças crônicas: Estudos associam o consumo regular de café à diminuição do risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson.
  • Possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias: Os compostos presentes no café ajudam a combater o estresse oxidativo e a inflamação, contribuindo para a saúde geral do organismo.
Blog post image
Café é um dos principais produtos do Brasil (Foto: Reprodução)

Contudo, é importante lembrar que o consumo excessivo pode causar efeitos adversos, como insônia e aumento da ansiedade. Portanto, recomenda-se limitar a ingestão a até 400 mg de cafeína por dia, o equivalente a cerca de 3 a 5 xícaras de café.

CONCLUSÃO

Por fim, o simples hábito de tomar essa bebida exclusivamente pela manhã, aliado a um estilo de vida saudável, pode ser uma estratégia eficaz para melhorar a saúde cardiovascular e aumentar a longevidade.

Porém, a ciência reforça que pequenos ajustes na rotina diária podem ter impactos significativos na qualidade de vida.

Veja também matéria especial sobre: Proibição: Anvisa retira 8 cafés populares das prateleiras dos mercados.

Quer receber avisos de notícias no seu dispositivo? Ative as notificações do TV Foco.

Continua depois da publicidade

Wellington Silva é redator com experiência em produção de conteúdo digital voltado para celebridades, reality shows e entretenimento. Atua na cobertura de famosos, televisão, música e futebol, sempre com foco em organizar informações, analisar diferentes fontes e entregar conteúdos claros e atualizados para um grande volume de leitores. Atualmente, integra o time do site TV Foco, onde também participa da distribuição estratégica das matérias em plataformas digitais. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Ciência da Computação na FIAP, Wellington combina conhecimento em tecnologia com prática em análise e organização de dados. Desenvolve habilidades em lógica de programação, Python e estruturação de informações, aplicando esse olhar analítico no tratamento de conteúdos e identificação de padrões no ambiente digital. Seu trabalho se destaca pela atenção aos detalhes, agilidade e capacidade de lidar com múltiplas demandas, sempre buscando qualidade na informação e boa experiência para o público. Contato: @ueellitu