CONFIRA!

FIM: Mercado rival do Carrefour não sobrevive e 100 lojas vão para as mãos do Assaí e outros concorrentes


Rede de supermercados Carrefour e Assaí (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Carrefour reina entra as redes de supermercados após o fim de uma de suas grandes concorrentes

O mercado varejista enfrenta uma nova reviravolta com o declínio de um dos principais concorrentes do Carrefour. Com o encerramento de suas operações, cerca de 100 lojas estão prestes a mudar de mãos, encontrando novos proprietários em redes como Assaí e outros concorrentes. Este movimento não apenas redefine a paisagem competitiva do setor, mas também ressalta os desafios constantes enfrentados pelos varejistas em um mercado cada vez mais dinâmico e exigente.

Acontece que o Grupo Pão de Açúcar anunciou sua decisão de desativar a marca Extra Hiper, que contava com 103 lojas. Dessas, 71 serão convertidas em atacarejos do Assaí, enquanto as restantes passarão por transformações para se tornarem supermercados. É importante notar que mais da metade das lojas a serem desativadas estão localizadas em municípios com população superior a meio milhão de habitantes, com 25 delas na própria capital paulista.

Carrefour é a maior varejista do Brasil (Reprodução: Internet)
Carrefour é a maior varejista do Brasil (Reprodução: Internet)

Este movimento evidencia uma reconfiguração significativa no mercado varejista, impulsionada por mudanças nos padrões de consumo e nas preferências dos consumidores, além de destacar os desafios enfrentados pelos hipermercados para se manterem relevantes em um cenário de competição acirrada e demandas em constante evolução.

Carrefour beneficiada

Segundo o portal Giro News, com o encerramento das atividades do Extra Hiper pelo GPA, os clientes que compravam na bandeira migraram, principalmente, para as operações do Grupo Carrefour. Segundo dados da Varejo 360, especializada em pesquisas de mercado e de preços, o Carrefour teve um ganho de 8,2 pontos percentuais (p.p.) em participação no estado de São Paulo.

Em pocket share (fatia do bolso do consumidor), a companhia passou de 18,4% entre julho e novembro de 2021 (antes da venda), para 22,5% durante a transição (dezembro de 2021 e janeiro de 2022) e 26,6% entre fevereiro e abril deste ano – após a venda dos pontos do Extra Hiper para o Assaí Atacadista.

Veja também

Hipermercado Extra - Foto Internet
Hipermercado Extra – Foto Internet

Além disso, no mesmo período, outras redes tiveram ganhos menores. As demais bandeiras do GPA e o próprio Assaí, por exemplo, cresceram 0,5 p.p. e 1,4 p.p., respectivamente. De acordo com o estudo, outros concorrentes somam avanço de 9,5 p.p..

Lojas que sobreviveram

Entre as poucas unidades do Extra Hiper que resistiram às mudanças estruturais do mercado, destaca-se a unidade localizada na Rua José Maurício, número 75, no bairro Jardim Guarulhos, em Guarulhos. Esta exceção ilustra não apenas a importância estratégica de certas localizações, mas também a capacidade de adaptação e resiliência em meio às transformações do setor varejista.

Unidade da extra mercado em Guarulhos (Foto: Reprodução - Extra Mercado)
Unidade da extra mercado em Guarulhos (Foto: Reprodução – Extra Mercado)

Enquanto muitas lojas sucumbiram à pressão competitiva e às mudanças nos padrões de consumo, esta unidade em particular continua a servir como um ponto de referência para a comunidade local, demonstrando a sua relevância contínua em um mercado em constante evolução.

Qual é o maior varejista do Brasil?

Segundo a Forbes, o Carrefour  é a principal empresa de varejo no Brasil, tendo registrado um faturamento de R$ 108 bilhões no ano de 2022, de acordo com um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). A pesquisa, que analisou as 300 maiores varejistas do país, também indicou que 173 delas faturaram mais que R$ 1 bilhão, 17 mais que em 2021.

🚨 BBB24: Davi menosprezado por rivais + Globo "apaga" Bia + Mãe de Matteus desaprova Cunhã e é detonada    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, salários dos famosos, cantores, e como um bom noveleiro que sou, sobre as grandes novelas. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu