URGENTE!

Risco de infecção no cérebro: Leite rival da Ninho é arrancado do Brasil e está proibido pela ANVISA hoje (10)

10/06/2024 às 15h42

Por: Giovana Misson
Imagem PreCarregada
Crianças doentes, leite, logo da Anvisa e alerta (Fotos: Reproduções / Canva/ Internet)

Anvisa determinou a proibição de seis lotes de marca rival da Ninho

Rico em cálcio e vitaminas, o leite é um dos alimentos que trazem inúmeros benefícios à saúde. Mas, de vez em quando, o produto final pode apresentar padrões insatisfatórios para a Anvisa.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

No dia 12 de janeiro deste ano, a agência suspendeu a venda de alguns lotes de um marca rival da Ninho devido a contaminação de bactérias.

Nesta segunda-feira, 10, iremos relembrar a proibição da Anvisa e como está a situação atual da marca.

Na época, a agência determinou a retirada de seis lotes da fórmula infantil em pó da marca Nutramigen LGG.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Assim como a Ninho, a Nutramigen LGG também possuí leites voltados para o público infantil, fato que as tornam rivais.

Veja também

De acordo com o portal oficial da agência, a proibição ocorreu devido a uma possível contaminação por Cronobacter sakazakii.

O produto é fabricado pela empresa Reckitt/Mead Johnson Nutrition, dos Estados Unidos. Os lotes afetados foram:

  • ZL3FHG;
  • ZL3FMH;
  • ZL3FPE;
  • ZL3FQD;
  • ZL3FRW;
  • ZL3FX.

A suspensão ocorreu após um comunicado proveniente da agência reguladora norte-americana U.S. Food and Drug Administration (FDA) devido a possível contaminação da bactéria.

Em janeiro, a Anvisa não identificou os lotes citados no Brasil.

A FDA informou que os produtos foram exportados para os seguintes países: Argentina, Bélgica, Belize, Canadá, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Irlanda, Israel, Jamaica, México, Nicarágua, Peru, Polônia, Espanha, Reino Unido e Venezuela.

Mas, como prevenção à saúde do consumidor, a agência determinou a proibição dos lotes da marca Nutramigen LGG.

Garrafas com leite (Foto: Reprodução / Canva)
Garrafas com leite (Foto: Reprodução / Canva)

RISCOS

A FDA e a Reckitt/Mead Johnson Nutrition, revelaram em janeiro que não haviam identificados casos de infecções relacionados ao consumo desses lotes do produto e o recolhimento não abrange outros lotes da fórmula infantil.

De acordo com o portal do Governo, a bactéria pode causar infecções neonatos, que em casos raros, podem ser letais.

A bactéria também pode causar meningite, enterocolite necrosante, septicemia, infecções sanguíneas e também no sistema nervoso central.

Os sintomas relatados são sempre graves como convulsões, abscessos cerebrais, hidrocefalia, atraso no desenvolvimento e morte. O caso é ainda pior em crianças e recém-nascidos.

Criança tomando leite (Foto: Reprodução / Canva)
Criança tomando leite (Foto: Reprodução / Canva)

SITUAÇÃO ATUAL

Por fim, a resolução RE 100, de 10 de janeiro de 2024, ainda está ativa na Anvisa. Desse modo, os lotes ainda estão proibidos.

Porém, vale lembrar que apenas os lotes citados foram proibidos. A marca segue no mercado e com a aprovação da agência.

“Considerando o recolhimento realizado pela empresa Reckitt/Mead Johnson Nutrition nos Estados Unidos da fórmula infantil em pó marca Nutramigen LGG, lotes ZL3FHG, ZL3FMH, ZL3FPE, ZL3FQD, ZL3FRW e ZL3FX, com prazo de validade de até janeiro de 2025, devido à possibilidade de contaminação com Cronobacter sakazakii e o recebimento de comunicado do U.S. Food and Drug Administration (FDA) de possibilidade de exportação do produto para o Brasil”, diz a nota.

POSICIONAMENTO

A Reckitt/Mead Johnson Nutrition anunciou, em 30 de dezembro de 2023, que optou voluntariamente por retirar do mercado dos Estados Unidos os lotes selecionados devido à possibilidade de contaminação com Cronobacter sakazakii em produtos amostrados fora do país.

Além disso, todos os produtos em questão passaram por testes extensivos pela empresa e testaram negativo para a bactéria, segundo o portal Terra.

QUAL É O PAPEL DA ANVISA?

A Anvisa é responsável por regulamentar e fiscalizar produtos e serviços para promover a proteção da saúde da população brasileira.

Anvisa (Foto: Reprodução / Globo)
Anvisa (Foto: Reprodução / Globo)

🚨 Desfecho de Huck na Globo após 24 anos + Estrela do SBT sofre h3morragia + Homem diz ser filho de Chrystian   

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos, fato curioso é que sou muito fã de Virgínia Fonseca Email: giovana.misson@otvfoco.com.br

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.