Marca de roupas famosa precisou abandonar unidades no Brasil, após enfrentar crise financeira
Os shoppings RioSul, Tijuca e Plaza, no Rio de Janeiro, perderam lojas de uma importante varejista global. Na época, a confeccionista competia diretamente com a Riachuelo, mas não aguentou a briga.
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Para quem não acompanhou o caso, a Forever 21, que ficou conhecida mundialmente por sua proposta jovem, moderna e acessível, especialmente nos Estados Unidos, não conseguiu emplacar como esperava no mercado brasileiro.
Segundo o jornal O Globo, as lojas não conseguiram alcançar o mesmo nível de sucesso, por causa do preço das peças, que pareciam mais altos em comparação com outros concorrentes, como a Riachuelo.
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Na pandemia, em 2020, as vendas da Forever 21 caíram drasticamente em todo o mundo. Por aqui, a situação não foi diferente, fazendo a marca enfrentar dificuldades para se manter, inclusive sobre os valores dos aluguéis dos imóveis nas cidades.
Antes de encerrar definitivamente as atividades, a varejista promoveu uma liquidação nas lojas, incluindo o Shopping RioSul, que despejou a marca. O caso, inclusive, virou alvo de um processo na Justiça carioca.
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Afinal, o que aconteceu?
Em 2022, a Forever 21 encerrou definitivamente suas operações no Brasil devido à crise, que trouxe desafios significativos, como impostos elevados, custos de importação e limitações de infraestrutura. Além disso, a concorrência crescente de rivais digitais, como a Shein, contribuiu para a decisão.
Apesar de a marca continuar ativa nos Estados Unidos, onde foi fundada nos anos 80, ela também fechou várias unidades e ainda enfrenta dificuldades. Ainda de acordo com o jornal O Globo, a Forever 21 está em processo de recuperação judicial e planeja solicitar falência, além de fechar outras lojas em breve.
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Das aproximadamente 500 lojas que possuía, restam cerca de 300. Ao que parece, o objetivo da ação é preservar a marca. Essa, porém, não é a primeira vez que a empresa enfrenta problemas. Em 2019, a empresa entrou com um pedido de proteção às contas, após mudanças no consumo e questões internas.
Conclusão
- Em resumo, a Forever 21 encerrou suas operações no Brasil, após 8 anos;
- Os motivos seriam os impostos altos, custos de importação e concorrência digital;
- A marca continua nos EUA, mas enfrenta dificuldades e planeja solicitar falência;
- Antes de fechar, a loja enfrentou ordem de despejo no RioSul e outros 2 shoppings.
+ Contudo, veja ainda outras empresas que também fecharam no Brasil!
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