ADEUS

“Nossa operação se despede”: Rival do Assaí vai à falência após 50 anos com anúncio público de cortar o coração

23/05/2024 às 13h18

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Assaí e varejista rival que decretou falência (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

A falência de uma empresa é sempre uma notícia triste

E foi assim o anúncio público de cortar o coração de uma gigante rival do Assaí, que decretou falência após mais de 50 anos de história.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

O setor varejista no Brasil é um dos que mais movimentam a economia. Isso porque existe uma grande variedade de empresas que atuam no ramo, visto que milhões de pessoas dependem desses serviços.

SAIBA MAIS! Acabou: Após 50 anos, Makro fecha as portas definitivamente no Brasil e prepara debandada

Uma das maiores, sem sombra de dúvidas, é o Assaí Atacadista. A empresa brasileira foi criada em 1974 na cidade de São Paulo/SP.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Porém, hoje iremos destacar uma varejista gigante, rival do Assaí que acabou fechando as portas para a tristeza dos funcionários e clientes.

Veja também

Trata-se da Makro, uma rede de atacados que fez muito sucesso no Brasil. Em um movimento já previsto pelo mercado há pelo menos quatro anos, quando a rede vendeu 30 lojas para o Atacadão. A gigante fez um comunicado de cortar o coração.

De acordo com o portal Giro News, em julho de 2023, a rival do Assaí vendeu as suas lojas para empresas como Grupo Muffato, Savegnago e Grupo Pereira.

Lojas Makro (Reprodução/Internet)
Lojas Makro (Foto: Reprodução / Canva)

QUAL FOI O COMUNICADO DA VAREJISTA?

Ao se desfazer da maior parte de suas lojas, concentrando-se principalmente em São Paulo, a Makroteria ficou pouco competitiva comparada a outras gigantes do segmento como Atacadão (do grupo francês Carrefour) e Assaí (do também francês Casino). Por isso, o grupo holandês decidiu que é melhor encerrar as atividades.

“Há 50 anos iniciamos nossa jornada no Brasil, e em todos estes anos participamos de sua história, da sua evolução e do seu crescimento”, iniciou o comunicado.

“Estivemos sempre ao seu lado e fizemos parte da sua família. Hoje, temos a certeza de ter conquistado um lugar no seu coração. Nossa operação se despede do Brasil deixando nosso agradecimento a todos clientes, fornecedores e colaboradores que juntos fizeram parte desta história”, anunciou a Makro Atacadista.

De acordo com informações do Estadão, atualmente, o Makro tem 8 lojas no Brasil, porém, a empresa está encontrando dificuldades em vender as suas unidades.

Dessa forma, a companhia holandesa deverá encerrar as atividades dessas lojas e depois repassar os imóveis para os interessados, para esses não correrem os riscos de lidar com pendências na Justiça. Assim como ocorreu em Santos, onde a gigante estava fechada no momento da venda.

Assaí e Makro (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

QUAL O MOTIVO DO FIM DA RIVAL DO ASSAÍ?

Quando a empresa holandesa chegou ao país há mais de 50 anos, o segmento de atacadistas funcionavam de forma diferente.

Apenas pessoas jurídicas com cadastro nas lojas de departamentos podiam comprar os produtos. Entretanto, essa realidade mudou ao longo dos anos.

Hoje em dia as lojas de varejo atuam com a quantidade de produtos que o cliente leva, sofrendo alterações no preço.

Como a Makro não atualizou o seu modelo, acabou sendo deixada de escanteio pelos seus concorrentes que fidelizaram os clientes.

Mais recentemente, a empresa abriu suas portas para o consumidor final, aceitando cartões de crédito e débito, mas não foi suficiente para recuperar o tempo perdido. Mesmo próximo de fechar as portas de vez no Brasil, a gigante ainda é o atacarejo responsável por 40% do setor de alimentos no país.

Makro fecha em definitivo suas lojas (Reprodução: Internet)
Makro fecha em definitivo suas lojas (Foto: Reprodução / Canva)

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.