Globo

Roberto Irineu deixa presidência do Grupo Globo e pela primeira vez cargo fica sem os Marinhos

Roberto Irineu Marinho (esquerda) deixa a presidência executiva. Jorge Nóbrega assume a função (Imagem: Divulgação/Globo)
Roberto Irineu Marinho (esquerda) deixa a presidência executiva. Jorge Nóbrega assume a função (Imagem: Divulgação/Globo)

O  presidente do conselho de administração do Grupo Globo, Roberto Irineu Marinho, informou, por meio de comunicado, que Jorge Nóbrega será o novo presidente-executivo do grupo. Atual vice-presidente da empresa, Nóbrega vai suceder a Roberto Irineu, que continuará na presidência do conselho. Será a primeira vez que o grupo de mídia contará com um presidente que não pertence à família Marinho.

+Detalhe em O Outro Lado do Paraíso chama atenção e deixa público intrigado

Roberto Irineu, que acumulava a presidência executiva com a liderança do comitê, passará a se dedicar exclusivamente à segunda posição. De lá, orientará e liderará o grupo em estratégia de negócios, manutenção dos valores e da “essência Globo”, além da interlocução dos Marinhos com a empresa.

“Com um olhar de quem ama o que fazemos e de quem tem a experiência de tantos anos de televisão e mídia. Quero assegurar que estamos, hoje, construindo a Globo de amanhã”, disse ele. “Concluí que eu, ao completar 70 anos, deveria me concentrar nas atribuições de presidente do conselho de administração”, explica Roberto Irineu, em nota divulgada à imprensa.

Renata Vasconcellos, Roberto Irineu Marinho e William Bonner no novo estúdio do 'Jornal Nacional' (Foto: Globo/João Cotta)
Renata Vasconcellos, Roberto Irineu Marinho e William Bonner no novo estúdio do ‘Jornal Nacional’
(Foto: Globo/João Cotta)

“Gostaria de deixar claro que a família Marinho não se afasta da Globo nem um milímetro. Somos e queremos continuar a ser uma empresa familiar de gestão profissional, comprometida com o Brasil, com a ética, com o jornalismo e com o entretenimento de qualidade”, completou Roberto Irineu.

A carta dá como certa a chegada de Jorge Nóbrega ao cargo. O nome foi sugerido por Marinho e aprovado pelo conselho de administração do Grupo Globo.

“Jorge sempre foi meu braço direito. Coordenou o processo de restruturação financeira em 2002, organizou e ocupou a direção de gestão corporativa em 2007 e tornou-se vice-presidente Executivo em 2012”, contextualiza Marinho. Com o novo cargo, Jorge Nóbrega será responsável pelos resultados de todos os negócios do grupo, pelos novos projetos e por implementar o processo de transformação que está em curso.

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Raquel Souza