Celebridades

Celebridades

Ronaldo Fenômeno vira um problema para a Globo na Copa

Ex-jogador está vendendo mansão. (Foto: Divulgação)
Ronaldo tem causado polêmica com as declarações
Ronaldo tem causado polêmica com as declarações

Após a popularidade de herói na Copa do Mundo de 2002, Ronaldo, o fenômeno, corre o risco de ser visto como vilão no Mundial deste ano. As posições tomadas pelo ex-jogador, que este ano será comentarista da Globo, pode fazer com que ele experimente a antipatia do público, assim como o locutor Galvão Bueno.

As polêmicas protagonizadas por ele resultaram numa série de gols contra, que agravam a má vontade generalizada com a Copa. O primeiro aconteceu em dezembro de 2011, quando o ídolo do futebol fez a mais infeliz de suas declarações: “Não se faz Copa do Mundo com hospital. Tem que fazer estádio”, afirmou.

A bola fora mais recente foi na sexta-feira (23), quando o Fenômeno fez um desabafo surpreendente em entrevista à agência de notícias Reuters, ao comentar os atrasos nas obras: “Eu me sinto envergonhado, porque é o meu país, o país que eu amo, e a gente não podia estar passando essa imagem para fora”.

A crítica fez com que ele fosse duramente criticado e sua imagem ficou ainda mais desgastada — até mesmo entre os governistas. A presidente Dilma rechaçou o tom pessimista do ex-craque da Seleção. O ministro do Esporte, Aldo Rebello, disse que a reclamação de Nazário foi “um chute contra o próprio gol”.

Para piorar a situação, Ronaldo ainda anunciou apoio ao pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, o mineiro Aécio Neves. Era tudo o que a Globo não desejava: o seu comentarista mais popular e internacionalmente famoso, associado à disputa eleitoral em plena Copa do Mundo no Brasil

Veja também

Como cidadão, Ronaldo tem o direito legítimo de se posicionar politicamente. Porém, na cúpula global, a expectativa era de que ele seguisse o código de conduta imposto aos profissionais das Centrais de Jornalismo e Esporte da emissora: isenção completa nas eleições, sem revelar intenção de voto.

Apesar da ranhura na imagem, Ronaldo será fundamental para a cobertura da Globo. Com livre trânsito entre os dirigentes da FIFA e a Seleção, ele poderá trazer para informações exclusivas. Ele tem contrato com a emissora até o final da Copa da Rússia, em 2018 e ganha um cachê por cada jogo que comenta.

VÍDEO YOUTUBE: Luto! Anne Lottermann, do Faustão, encara a morte de perto

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários