ALERTA!
Sabão falsificado e comida vencida: Denúncia contra 2 supermercado populares no RJ liga alerta da ANVISA
25/03/2025 às 4h00

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Investigação apontou a comercialização de sabão falsificado e alimentos vencidos, colocando em risco a saúde pública e ligando o alerta da ANVISA
Dois supermercados populares e muito frequentados no Rio de Janeiro foram alvos de uma operação de fiscalização e acabaram sendo autuados.
A situação se deu após a constatação da venda de sabão em pó falsificado e comida fora do prazo de validade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa descoberta também serviu para acionar o alerta da ANVISA devido aos riscos à saúde dos consumidores.
A partir de informações do portal G1, a equipe do TV Foco, especializada em fiscalização em serviços, traz abaixo tudo o que aconteceu durante essa operação e os reais riscos que afetam a saúde pública.

Os fatos:
A ação ocorreu ainda no dia 12 de novembro de 2024 e foi conduzida pelo Procon-RJ, em parceria com a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON).
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa faz comunicado urgente aos que consomem creatina sobre 40 marcas

Risco alarmante: ANVISA acaba de confirmar proibição de nº1 dos 60+ e ordena retirada do Mercado Livre

Podridão: Vigilância Sanitária acaba de lacrar 2 hotéis nº1 de Curitiba, PR, por insalubridade
Durante a fiscalização nos estabelecimentos, situados nos bairros Japuíba e Parque das Palmeiras, em Angra dos Reis (RJ), os agentes apreenderam:
- 206,4 kg de sabão em pó com indícios de falsificação;
- 31,44 kg de alimentos vencidos;
- 22.644 kg de produtos com embalagens violadas ou lacres danificados.
De acordo com o Procon-RJ, o responsável por um dos supermercados foi encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos sobre as irregularidades encontradas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os agentes fiscalizaram também o da cidade de Itaguaí (RJ) e autuaram uma loja de material de construção por vender 72 litros de tinta vencida, apreendendo da mesma forma o produto.

Manifestações das autoridades:
O secretário da SEDCON, Gutemberg Fonseca, afirmou que a fiscalização seria intensificada para combater práticas que coloquem em risco a segurança do consumidor:
“Algumas das irregularidades encontradas põem em risco a saúde do consumidor, e estaremos atentos para coibir qualquer tipo de abuso” – Destacou ele na época.

Os supermercados autuados ficaram incumbidos de apresentar defesa junto aos órgãos competentes e poderão enfrentar penalidades, incluindo multas e outras sanções administrativas.
No entanto, devido à falta da devida identificação dos estabelecimentos, não foi possível localizar as manifestações, tampouco a situação atual.
Quais são os riscos em consumir produtos falsificados e vencidos?
Conforme mencionamos acima, o episódio levantou preocupações entre os órgãos reguladores devido aos riscos à saúde pública.
O sabão em pó falsificado pode conter substâncias nocivas que podem causar:
- Alergias;
- Irritações na pele;
- Problemas respiratórios.
Já o consumo de alimentos vencidos pode levar a:
- Intoxicações alimentares graves;
- Vômito;
- Diarreia;
- Febre;
- Complicações intestinais;
- Infecções bacterianas.
Além disso, produtos com embalagens violadas podem estar contaminados por microrganismos prejudiciais, ampliando os riscos de doenças.
A ANVISA reforça que monitorar situações como essa evita danos maiores à população e sempre alerta para que os consumidores verifiquem a procedência dos produtos adquiridos.
Por fim, tanto a Procon-RJ como a ANVISA orientam os consumidores a denunciarem qualquer irregularidade observada em estabelecimentos comerciais para garantir a segurança alimentar e sanitária da população.
Veja abaixo um vídeo com outro caso similar, ocorrido também em SP:
Conclusões:
Em suma, dois supermercados em Angra dos Reis (RJ) foram autuados pelo Procon-RJ por venderem sabonetes em pó falsificado e alimentos vencidos, acionando o alerta da ANVISA.
A fiscalização apreendeu 206,4 kg de sabão suspeito, 31,44 kg de comida vencida e 22.644 kg de produtos com embalagens violadas.
Por fim, os estabelecimentos tiveram que enfrentar multas e apresentar defesas. Mas, para saber sobre outras intervenções da ANVISA, clique aqui*.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.