Saiba como é medido a audiência das séries nos Estados Unidos, de acordo com a Nielsen

08/01/2013 às 15h17

Por: Redação TV Foco
Como muitos já sabem, em alguns países, a audiência das emissoras é medida por um instituto de pesquisa. No Brasil, no caso, a empresa é o IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística). Já nos Estados Unidos, a Nielsen é a empresa que se encarrega dessa função.
Embora a função das duas empresas sejam as mesmas, o modo como ambas medem a audiência são diferentes. Entenda, agora, como funciona as pesquisas da Nielsen:
 A Nielsen criou um modelo de medida de audiências que leva em consideração fatores como sexo e idade dos espectadores. Também vale dizer que esse modelo é o mais adotado nos EUA para fins de análise dos números de audiência.
 
Informações básicas antes das figuras: A Nielsen divulga em todo mês de setembro o número estimado de lares com aparelhos de TV nos EUA. A estimativa mais recente, divulgada em setembro de 2010, é a de que existem 115.9 milhões de lares com televisão nos EUA.

Nessa primeira figura, você pode visualizar como é o formato das tabelas de audiência, que você verá aqui, e já entenderá suas três primeiras colunas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até aí nada demais.

Atenção às duas próximas figuras.

Continua após o Veja Também

Veja também

Esses critérios que você acabou de ver são os mais importantes para a renovação/cancelamento de um programa. Mas antes de explicar a importância desses critérios, vamos esmiuçar a diferença entre os termos Rating e Share.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cada um ponto de Rating representa um ponto percentual que compara o número de pessoas que assistiam a determinado programa com o número total de pessoas.

Por exemplo, no 18-49 Rating veremos quantos porcento, dentre todas as pessoas que estão nessa faixa etária, estavam assistindo a determinado programa. No caso de 60 minutes, exibido pela CBS, vemos que 1.7% de todas as pessoas norte-americanas com idade entre 18 e 49 anos estavam assistindo a esse programa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cada um ponto de Share representa um ponto percentual que compara o número de pessoas que assistiam a determinado programa, com o número total de pessoas com a TV ligada naquele exato momento. Continuando com o exemplo de 60 minutes, vemos que 6% das pessoas norte-americanas com idade entre 18 e 49 anos, que estavam com a TV ligada naquele momento, estavam assistindo a esse programa.

Para que fique bem claro, o rating é uma porcentagem que incide no TOTAL de televisores, enquanto o share, no número de TELEVISORES LIGADOS.

A fim de que você perceba a grande importância desses números, aí vai um exemplo. Vejamos o que ocorreu com duas séries na temporada de 2007/2008.

De acordo com Advertising Age, a ABC faturava, em média, 419 mil dólares por comercial exibido durante os intervalos de Grey’s Anatomy. Enquanto CSI, com 5 milhões de espectadores a mais, rendia à CBS, 219 mil dólares por comercial exibido em seus intervalos.

Essa diferença existe em razão do maior valor de 18-49 Rating/Share de Grey´s Anatomy.

Vamos à última Figura:

Os americanos podem pausar a programação e retoma-lá mais tarde. Dessa forma, o espectador que pausa o programa, seja por alguns minutos ou segundos, já não o assiste mais ao vivo. Entretanto, esses espectadores precisavam ser contabilizados juntos com o que assistiram ao vivo. Essa necessidade gerou a adição do “+ SD” (same day) ao critério já existente (Viewers Live).

Só para finalizar, vejamos a explicação do formato para a audiência da TV a Cabo

Resumindo, o número à esquerda da barra é o Rating, enquanto o número à direita é o Share; As letras “A” e “W”, que aparecem após os referidos números, significam “adultos” e “mulheres”, respectivamente. Essa setorização é importante para que seja determinada a popularidade de um programa que seja voltado para os públicos feminino ou masculino em específico, por exemplo.

Informações do Seriaticos

🚨 Globo desesperada com farsa de Davi + Ator de Pantanal morre + SBT confirma GERAL no canal    

audiência da tv
ibope e tv
Redação TV Foco

A redação do site TV Foco é formada por vários profissionais que estão sempre prontos para informar seu público e levar o máximo de informações para ele. Por isso, estamos sempre antenados em tudo que está acontecendo na TV, nas redes sociais, nas festas e em todos os cantos do mundinho dos famosos.Redação TV FOCO publica notícias diariamente sobre o mundo do famosos e também da televisão. Especializado em números sobre a audiência da TV. Para entrar em contato envie um email para: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.