Colunas Ligado na TV

Saiba os motivos pelos quais O Outro Lado do Paraíso explodiu em audiência

O Outro Lado do Paraíso terá retorno de Clara (Bianca Bin) a Palmas (Foto: Globo/Raquel Cunha)
O Outro Lado do Paraíso terá retorno de Clara (Bianca Bin) a Palmas (Foto: Globo/Raquel Cunha)

A nova novela das 21h da Globo, O Outro Lado do Paraíso, teve oscilações na audiência desde a estreia, em 23 de outubro. A trama assinada por Walcyr Carrasco e dirigida por Mauro Mendonça Filho começou bem na audiência, decaiu com o passar dos primeiros capítulos (chegando a perder para a trama das 19h) e atualmente, em sua 8ª semana, tem explodido em números graúdos de audiência.

O folhetim global saltou de médias em torno de 27/28 pontos para impressionantes 37/38 pontos, já tendo ultrapassado inclusive a casa dos 40 – algo não comum em início de exibição nos tempos atuais. Nesse contexto, quais seriam os principais motivos para essa guinada surpreendente de audiência?

Há um mês esta coluna antecipou que a Globo estava utilizando estratégias para salvar o início da novela. Com os índices começando a preocupar, a emissora intensificou sobremaneira sua divulgação. Em todos os eventos esportivos transmitidos ao vivo (como a Fórmula 1 e o Brasileirão), os narradores do canal convidaram massivamente os telespectadores a acompanhar a trama de Walcyr.

SIGA E CONFIRA TODAS AS EDIÇÕES DA COLUNA NO TWITTER – @LIGADO_NA_TV

Além do aumento explícito da divulgação, outros fatores contribuíram significativamente para esse avanço nos números do folhetim. A primeira fase foi acelerada e encurtada, em virtude da impaciência do público com enredos repetitivos. Com o enfoque alterado e atendendo aos resultados de grupo de discussão (que foi antecipado pela Globo), houve redução de cenas consideradas pesadas, como as de violência de Gael (Sérgio Guizé), e discreto aumento de cenas voltadas aos núcleos com personagens bem humorados.

Gael (Sérgio Guizé) violentou Clara (Bianca Bin) após casamento (Foto: Reprodução/Globo)
Gael (Sérgio Guizé) violentou Clara (Bianca Bin) após casamento (Foto: Reprodução/Globo)

Todavia, o fator primordial para a ampliação da audiência trata-se da virada propriamente dita de fase. Apesar do forte maniqueísmo dos personagens, do texto questionável da novela (com diálogos nada sucintos) e de todas as comparações de “cópias”, feitas principalmente pelas redes sociais, o público tem sede de vingança (também a ficcional) e quer ver, entre outras coisas, Clara (Bianca Bin) destruindo a vida de todos os que a fizeram sofrer – trancafiada por 10 anos num hospício, longe do filho e do avô.

+ Ligado na TV: Após decisões erradas, Record vive fase de fracassos e até Faro sofre

Portanto, as decisões da emissora e dos produtores da novela surtiram efeito (vale destacar o excelente trabalho da direção) e os resultados estão acima do nível de satisfação. No capítulo desta quinta-feira (14) a volta monumental de Clara a Palmas vai ao ar e o folhetim deve bater novo recorde de audiência, para alegria de todos os envolvidos no desaparecimento dos números negativos de audiência.

Críticas e/ou sugestões? Contatos:

danyllo@otvfoco.com.br

@Ligado_na_TV | @JuniorDanyllo | Instagram

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Danyllo Junior

Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: danyllo@otvfoco.com.br)