Em outra ocasião, abordei o tema “iluminação” e tomei a novela “Amor e Revolução” exibida no SBT como referência.
Na época, lembro ter falado sobre a fraca iluminação nas cenas nessa novela. Até pode ter sido estratégia do diretor tentando mostrar um cenário mais sério e envolvente.
Quando falamos em iluminação, o assunto é complexo e longo. Num mesmo cenário, é possível alterar sua forma, sua cor, sua beleza através da quantidade de luz ou posição em que é emitida.
Dias desses, eu estava na sala em companhia da esposa assistindo a novela “Salve Jorge” da Globo. Eu não acompanho essa novela, mas uma coisa me chamou a atenção:
Veja também
Luto: Jornal da Globo confirma tragédia e anuncia morte de cantor amado, aos 20 anos, vítima de afogamento
Fim do sinal: Decreto bomba atinge Globo, Record e Band em cheio e substituição é convocada às pressas
Decreto da FEBRABAN: O fim de serviço popular do Banco do Brasil após décadas e substituto convocado
A tal iluminação.
Que interessante! Se você leitor, puder perceber, a iluminação principal não esta no rosto do ator ou atriz.
A luz principal está no recorte. Note que a luz predominante é a que vem de cima e dos lados. O cabelo fica em evidência criando um clima claro, livre, gostoso. Esse tipo de iluminação é chamada luz de recorte.
Objetos do cenário produzem sombra sobre outros objetos e paredes. O rosto do personagem não fica parecendo de porcelana e sim algo vivo, alegre. A imagem na TV é qualificada e proporciona mais nitidez.
Quer um paradoxo? Vejam a iluminação do “Programa do Jô” ou de “Marília Gabriela”. São exemplos de uma bela iluminação, mas totalmente diferente do que se vê nessa novela. É para outra finalidade.
Se pudéssemos ver todo o cenário de Marília, ficaríamos perplexos com a quantidade de luz que é usada no estúdio.
Acima das cabeças, há uma grade com um batalhão de luzes acesas e cada uma delas tem uma função. Não estou falando da potência de luz que é emitida e sim da sua posição.
Nada adianta acender por acender luzes por todos os lados que acabará prejudicando a imagem. Cada holofote aceso busca um determinado ponto do cenário ou do entrevistado. Isso é minuciosamente estudado antes.
O técnico em iluminação é tão importante quanto o diretor, o ator, atriz ou apresentador. Parabéns à eles.
Texto: Roberto Sabbatino / @tvfococolunista
NOS SIGA NO INSTAGRAM
TV FOCO
📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.
@tvfocooficial
SEGUIR AGORA