Fique atento! 4,3 milhões de pessoas afetadas e comunicado sobre corte de benefício
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um comunicado crucial para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração que ainda não realizaram a prova de vida anual.
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Atualmente, o órgão, que é o responsável por fazer a comprovação, utiliza o cruzamento de informações com os mais diversos órgãos para fazer a confirmação.
Contudo, o INSS ainda não conseguiu encontrar cerca de 4,3 milhões de pessoas, que foram inicialmente convocadas para o procedimento, por meio do aplicativo Meu INSS ou nos bancos onde sacam o benefício.
Diante da significativa parcela de beneficiários que não efetuaram a prova de vida, surge o questionamento sobre o risco de cortes nos benefícios.
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O INSS, em nota, assegurou que não suspenderá os benefícios por falta de prova de vida presencial, adotando uma abordagem ativa para confirmar as informações.
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O órgão revelou que 4.351.557 pessoas, com datas de aniversário de janeiro a março, não tiveram suas informações confirmadas.
Entretanto, tranquilizou os beneficiários, garantindo que não haverá suspensão arbitrária dos benefícios. O INSS realizará a busca ativa, dirigindo-se ao endereço indicado no cadastro do segurado.
Embora o INSS busque alternativas para garantir a continuidade dos benefícios, os beneficiários notificados devem realizar a prova de vida no aplicativo Meu INSS, site, rede bancária ou agência do INSS para não correr qualquer risco.
Quais os registros de prova de vida do INSS?
O INSS aceita diversos registros como prova de vida, garantindo a continuidade dos benefícios. Os métodos incluem:
- Acesso ao aplicativo Meu INSS: Utilizando o selo ouro ou outros aplicativos e sistemas certificados, no Brasil ou no exterior.
- Contratação de empréstimo consignado: Efetuado por reconhecimento biométrico.
- Atendimento presencial nas agências do INSS: Ou por reconhecimento biométrico em entidades ou instituições parceiras.
- Realização de perícia médica: Por telemedicina ou presencial.
- Atendimento no sistema público de saúde ou na rede conveniada.
- Vacinação.
- Cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública.
- Atualizações no CadÚnico: Quando efetuadas pelo responsável pelo grupo.
- Votação nas eleições.
- Emissão/renovação de passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de identidade e alistamento militar.
- Declaração de Imposto de Renda: Tanto como titular quanto dependente.
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