PARA FESTEJAR!

Saque liberado e revisão histórica acionada no STF: 2 anúncios do FGTS deixa CLTs em êxtase hoje (04)

04/06/2024 às 18h00

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
Saque FGTS - CLT (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Trabalhadores são pegos de surpresa com 2 grandes novidades sobre o FGTS, incluindo uma das decisões mais importantes do STF

Hoje, 4 de junho, os trabalhadores brasileiros que possuem carteira assinada (CLTs) estão em êxtase com dois anúncios significativos relacionados ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

O primeiro diz respeito à liberação de saques, permitindo que muitos possam acessar recursos importantes em um momento crucial.

FGTS - Foto: Internet
FGTS – Foto: Internet

O segundo, não tão extasiastes assim, é a revisão histórica acionada no Supremo Tribunal Federal (STF), que pode trazer mudanças substanciais no cálculo e na correção dos valores do FGTS, potencialmente aumentando os saldos dos trabalhadores.

Acontece que quem nasceu em junho já pode solicitar o saque-aniversário do FGTS. As solicitações estão disponíveis desde 3 de junho de 2024Segundo o site Contábeis, o prazo para resgatar o benefício se estende até 30 de agosto de 2024.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Para saber se você tem direito ao saque-aniversário e qual o valor disponível:

Veja também

Notícia importante sobre o saque de aniversário do FGTS foi confirmada (Foto: Reprodução/ Internet)
Notícia importante sobre o saque de aniversário do FGTS foi confirmada (Foto: Reprodução/ Internet)

Para solicitar o saque-aniversário:

Correção dos valores

Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 12 de junho de 2024 a retomada do julgamento sobre a correção dos valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)

A sessão será destinada a analisar a constitucionalidade da utilização da Taxa Referencial (TR) para atualizar as contas dos trabalhadores.

De acordo com o Terra,decisão final do STF terá um impacto significativo para milhões de trabalhadores brasileiros, podendo gerar um aumento substancial em seus saldos do FGTS.

STF - Supremo Tribunal Federal (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
STF – Supremo Tribunal Federal (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Os ministros poderão decidir que o uso da Taxa Referencial (TR) na correção monetária dos valores das contas do FGTS, em vigor desde o início dos anos 1990, é inconstitucional.

Atualmente, o FGTS é corrigido em 3% ao ano mais a TR. O partido Solidariedade, que apresentou a ADI 5.090, argumenta que, desde 1999, esse índice não é suficiente para manter o poder aquisitivo dos trabalhadores, ficando abaixo da inflação. A ação propõe que essa atualização seja feita com base em algum índice inflacionário, como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Até agora, três ministros votaram para que a correção seja, no mínimo, igual à da caderneta de poupança a partir de 2025. O governo estima que isso teria um impacto de R$ 31 bilhões em 15 anos, considerando que a rentabilidade da poupança é de 6,17% ao ano mais a variação da TR.

Quem tem direito ao FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito dos trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), incluindo trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros e atletas profissionais.

Empregados domésticos também têm direito ao FGTS. Este fundo é constituído por depósitos mensais feitos pelos empregadores em contas abertas na Caixa Econômica Federal em nome dos empregados.

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

stf

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, salários dos famosos, cantores, e como um bom noveleiro que sou, sobre as grandes novelas. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.