SBT é investigado por suposta propaganda irregular em Carinha de Anjo


No ar em Carinha de Anjo, Maisa Silva pode ter estrelado propaganda irregular no SBT. (Foto: Reprodução)
No ar em Carinha de Anjo, Maisa Silva pode ter estrelado propaganda irregular no SBT. (Foto: Reprodução)
No ar em Carinha de Anjo, Maísa Silva pode ter estrelado propaganda irregular no SBT. (Foto: Reprodução)

O SBT pode ter que enfrentar mais problemas na Justiça, e novamente com o envolvimento de Maísa Silva. A emissora de Silvio Santos, que recentemente foi alvo de investigações sobre o constrangimento da atriz mirim com Dudu Camargo no Programa Silvio Santos, e logo depois da acusação de que ela teria provado bebida alcoólica no The Noite, agora será investigada por promover uma suposta propaganda irregular relacionada à novela Carinha de Anjo.

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A Justiça proíbe qualquer tipo de merchandising em atrações infantis, e o SBT se torna alvo justamente por isso. Acontece que a emissora realizou recentemente uma ação comercial do Guaraná Dolly com a personagem Juju, interpretada por Maísa. De acordo com o site da jornalista Cristina Padiglione, a ação, que se estende a um canal no YouTube estrelado pela personagem, passou a ser investigada pelo Procon de São Paulo.

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O caso foi aberto em setembro, após uma denúncia do programa Criança e Consumo, que divulga e debate ideias sobre questões relacionadas à publicidade infantil, e avalia que as postagens comerciais da empresa de refrigerantes são contrárias ao artigo 37, parágrafo 2º, do Código de Defesa do Consumidor.

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No canal, intitulado Vlog da Juju, criado pelo próprio SBT em uma ação de segunda tela, havia duas postagens — já excluídas — , uma em comemoração ao Dia das Mães e o outra relacionada ao Dia dos Pais, com vários elementos alusivos à marca Dolly. Personagens infantis da trama cantavam o jingle da marca e desfilavam com o mascote da empresa, o Dollynho.

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O caso também pode se enquadrar em outros artigos da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Este é o primeiro caso de investigação sobre suposta propaganda irregular envolvendo crianças em conteúdo para a internet.

Em resposta ao site da jornalista, o SBT se limitou a dizer que cumpre a lei. Mas vale lembrar que a emissora já enfrentou problemas judiciais por irregularidades com publicidade infantil. Em 2011, o canal foi multado em R$ 1 milhão pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor por promover ações publicitárias indiretas em seus programas infantis. Em 2015, a emissora também foi condenada a pagar uma multa de R$ 700 mil por fazer merchandising na novela Carrossel (2013).

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