Destaque TV Foco

SBT e Seus Problemas na Teledramaturgia

Todos sabem que não é de hoje que o SBT produz telenovelas. Entre textos originais e adaptações, a emissora de Silvio Santos já apresentou ao público inúmeras produções ao longo dos seus quase 30 anos de existência. Porém, todos sabem, também, que a grande maioria dessas tais produções não foram motivo de orgulho para a emissora. Querem um exemplo? Aproveitando um momento de ociosidade e zapeando entre as emissoras de canal aberto, pude rever algumas cenas da telenovela “Canavial de Paixões” que, sendo reprisada pela 2ª vez, agora na faixa das 20hs, encontra-se recheada de atores globais consagrados e apresenta uma história interessante. Porém o texto ruim reduz o brilho do folhetim e prejudica a produção de um modo geral. A prova disso é a reprise de “Pantanal” e “A História de Ana Raio e Zé Trovão” onde a qualidade da imagem deixa muito a desejar, mas o alto nível do texto prende a atenção do público fazendo com que imagem e o grau de “famosidade” dos atores fiquem em segundo plano.

Mesmo após 30 anos de existência, o SBT ainda não investiu pesado no setor dramatúrgico. Na maioria das vezes, ou quase sempre, visa atores consagrados, mais precisamente globais, investe em belas imagens e esquece o texto. Não tem projetos a longo prazo e ainda “brinca” de fazer novela.

A última produção de Íris Abravanel tinha tudo pra dar certo. “Vende-se Um Véu de Noiva” original de Janete Clair foi uma aposta feita pelo SBT com objetivo de consolidar a teledramaturgia na casa, porém se não fosse o péssimo texto da primeira dama do SBT a novelinha até poderia ter emplacado.

A chegada de Tiago Santiago à emissora adaptando uma obra de Vicente Sesso, “Uma Rosa Com Amor”, trouxe novos ares à casa, apesar de vários problemas inclusive no texto, a novela foi bem recebida pelo público e incomodou bastante a TV Record no ibope.

Sim, houve uma evolução nas últimas produções, pouco mas houve. Íris Abravanel vem com mais uma novela ao fim deste ano e Tiago Santiago já escreve a substituta de “Corações Feridos” a todo vapor. Dizem que o dono do baú vai investir no setor, pois é fundamental na retomada à vice-liderança.

Vamos acompanhar e ficar na expectativa de dias melhores.

Wagner Mendes – TV FOCO

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Redação TV Foco