Emissoras SBT

Exclusivo! SBT estuda fazer mudança na programação das manhãs; saiba os detalhes

Silvia Abravanel no comando do Bom Dia & Cia, que deverá ganhar espaço na programação (foto: Reprodução/SBT)
Silvia Abravanel no comando do Bom Dia & Cia, que deverá ganhar espaço na programação (foto: Reprodução/SBT)

O SBT está estudando para os próximos meses uma série de modificações em sua grade de programação, com foco na faixa matinal. Saiba mais!

Não se surpreenda se o SBT fizer ajustes pontuais em programação nos próximos meses. A emissora de Silvio Santos está fazendo uma série de estudos para oferecer uma grade diferenciada para sua rede de afiliadas na faixa das manhãs, conservando o esquema atual apenas em São Paulo.

O estudo atende a uma antiga reivindicação de boa parte das afiliadas ao SBT, que estão em queda livre nas manhãs desde 2018, ano em que a emissora passou a apostar cada vez mais no Primeiro Impacto e reduziu exponencialmente o espaço destinado aos programas infantis, como o Bom Dia & Cia.

Os casos mais preocupantes são observados em Brasília, Fortaleza e Goiânia. Os telejornais locais das três cidades tinham boas performances quando a emissora tinha produtos infantis desde o início da manhã, e agora, sofrem para ficar em terceiro lugar na faixa horária. Na capital do país, o telejornal SBT Brasília não raramente registra médias de 1 ponto.

Por mais que a audiência tenha crescido em São Paulo com a maratona do Primeiro Impacto, a alta na principal praça para o Ibope não foi o suficiente para amenizar o desastre no restante do país, o que afeta diretamente o desempenho da emissora no PNT, o Painel Nacional de Televisão.

Silvio Santos toma providências sobre situação de Silvia Abravanel (fotos: reprodução/SBT)
O SBT estuda dar mais espaço para Silvia Abravanel (fotos: Reprodução/SBT)

O QUE DEVE MUDAR?

Diante disso, o SBT passou a estudar formas de ter programações diferenciadas para as cidades, de forma a atender simultaneamente as demandas de público das regionais e da capital paulista. A necessidade de ajustes ficou ainda mais nítida nos últimos meses, em que a emissora chegou a perder a vice-liderança no PNT.

Atualmente, a hipótese mais provável é a de que o Primeiro Impacto termine 7h15 para a maior parte do país, dando espaço para uma edição ampliada do Bom Dia & Cia em algumas localidades (a primeira hora seria destinada aos programas locais).

Em São Paulo, e para as poucas cidades em que o telejornal policial tem bom desempenho, o noticiário deverá seguir até o seu horário habitual, com a apresentação de Marcão do Povo — que deverá deixar de ter aparições em rede nacional.

TV Foco apurou que as mudanças contam com a simpatia das afiliadas e da diretoria de Programação do SBT. A palavra final, entretanto, caberá ao setor Comercial da emissora e a Silvio Santos, que é um dos maiores entusiastas do Primeiro Impacto.

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Rick S