Crise pra quem? SBT tem lucros acima da média em tempos de baixa audiência
O SBT pode até estar passando por uma má fase em sua audiência e chegou até a perder o status de vice-liderança para a Record TV nos últimos anos, mas mesmo em meio a toda crise, a emissora de Silvio Santos fechou no azul em 2021 com faturamento pra lá de alto.
De acordo com o site Notícias da TV, o SBT cresceu muito em faturamento líquido e fechou o ano passado com R$ 141 milhões de lucro. O motivo disso foi o sucesso comercial das partidas de futebol e também da volta do Show do Milhão, por exemplo.
Em 2021, o SBT conseguiu fechar uma receita líquida de R$ 1,4 bilhão, fosse em contratos de patrocínio, ações de merchandising, investimentos externos e muito mais. Por conta disso, o resultado foi superior a 34% comparado com o ano de 2020, conforme aponta o site Notícias da TV.
Lembrando que em 2020, o SBT fechou a receita com R$1,1 bilhão, mesmo em ano de pandemia, os lucros superaram a meta em 2021. Mesmo com reprises da maioria de suas atrações, ainda assim, o ano passado com os investimentos no Show do Milhão e campeonatos de futebol, trouxeram o saldo positivo para a emissora.
Veja também

Times de David Brazil e Bruna Manzon se enfrentam no ‘Domingo Legal’

Marcão do Povo expõe troca de tiros no SBT, faz mulher chorar ao vivo e detona: “Dar a vida”

Corinthians x Boca Juniors: Terça (28) é dia de oitavas de final de Libertadores no SBT
Sem apostas novas na dramaturgia – que custa caro – e vivendo de reprises de novelas, não houve investimento nesta área, fato que colaborou aos cofres do SBT. Também o baixo custo de produção de diversos programas, fizeram com que a emissora mais ganhasse do que perdesse financeiramente.
Patrocínios para campeonatos como a Libertadores e a UEFA Champions League, tiveram todas suas cotas vendidas até o final deste ano, mesmo o SBT estando longe dos esportes há mais de 17 anos. Lembrando que os campeonatos de futebol custam caro para serem transmitidos mas tem o retorno financeiro certo.

CRESCIMENTO HISTÓRICO
Ainda de acordo com apurações do Notícias da TV, só em 2021, o SBT teve o retorno de R$ 58,2 milhões por conta dos eventos esportivos. No ano de 2020, quando não existiam os campeonatos no canal, a emissora fechou com R$ 29,7 milhões de lucro, ou seja, de um ano para o outro, a emissora de Silvio Santos teve um crescimento histórico de 374%.
Mas nem só o futebol colaborou para o sucesso financeiro do SBT, na verdade, muitos programas tiveram suas cotas de patrocínio vendidas, além do retorno do Show do Milhão, que estava desde 2009 fora do ar e voltou sob o comando de Celso Portiolli. O programa foi patrocinado pelo PicPay e foi um excelente sucesso comercial.
Porém, em 2023, a Libertadores volta para a Globo, deixando um espaço vago para o SBT apostar na Copa Sul-Americana, onde a emissora pretende ter seus lucros garantidos até o ano de 2026 nos esportes.
VÍDEO YOUTUBE: Faustão é cortado na Band e produção tem demissão em massa
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Ler comentários