De multa à prisão: Se você não declarou o Imposto de Renda, pode estar com SÉRIO risco de ir para cadeia

Saiba quais punições pode acontecer se você não declarar Imposto de Renda
Se você acabou não fazendo o imposto de renda esse ano, ou tem curiosidade de saber o que acontece caso você não faça ele por algum motivo, essa matéria é para você.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações divulgadas pelo site ‘Infomoney’, quem não cumprir com as obrigações ou tiver alguma pendência de anos anteriores, pode sofrer algumas consequências, como pagar multa, ter o CPF bloqueado e até ser preso.
O contribuinte que não apresentar a declaração dentro do prazo, fica sujeito ao pagamento de uma multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso. E no caso, o valor mínimo é de R$ 165,74 reais e máximo de 20% do imposto devido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E vale destacar que o período de atraso começa a contar a partir do primeiro dia após o fim do prazo de entrega da declaração do imposto de renda, que no caso deste ano, aconteceu no dia 1 de junho.

Aplicativo da Receita Federal (Foto: Reprodução/ Internet)
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Mas, a situação pode piorar, isso porque se a pessoa não pagar a multa, o CPF pode ficar irregular, ou seja, ele fica cadastrado no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de órgãos e Entidades Estaduais.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
E em últimos dos casos, a pessoa que não entregar a declaração do imposto de renda e também não para a multa, após passar por uma avaliação mais minuciosa das movimentações financeiras, a Receita pode cancelar o CPF do contribuinte e a pessoa pode ser acusada de crime de sonegação fiscal. E nesses casos, a punição pode chegar até dois anos de prisão.

Pessoa fazendo o imposto de renda (Foto: Reprodução/ Internet)
O QUE FAZER CASO PERCA O PRAZO?
Segundo informações do portal ‘Investidor’, do ‘Estadão’, o advogado e economista Samir Choaib, recomenda que os contribuintes façam a declaração, ainda que esteja incompleta, que aí não existe multa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A recomendação sempre é entregar a declaração, mesmo que incompleta, para possibilitar a retificação depois. Não há multa para retificar e ela pode ser feita diversas vezes, com prazo de cinco anos para entregar a correta”, disse ele.

Imposto de Renda (Foto: reprodução/ internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Sophia Gonçalves Villanueva
Eu sou Sophia Villanueva, tenho 27 anos é sou jornalista graduada em Comunicações Sociais pela Metodista de São Paulo em 2020. Trabalho na área desde 2019 e tenho uma ampla trajetória no site, desde que entrei em 2021. Tenho forte atuação na cobertura esportiva com o futebol, por exemplo, no mundo da televisão, realitys e também das celebridades. Sou apaixonada pelo entretenimento. Caso queira me encontrar, pode me chamar através do número (13) 99139-7771