Análise em Foco Colunas Fórum

Segundo lugar devendo milhões ou terceiro tendo lucro?

A pipa do vovô sobe sim...
A pipa do vovô sobe sim…

Silvio Santos vem surpreendendo na audiência. Digo surpreendendo porque tempos atrás o SBT estava devendo esses pontos.

Os programas não estavam rendendo, os números não apareciam e o que se via eram pontos pífios para uma emissora que já brigou pelo primeiro lugar.

Nos últimos domingos, Silvio vem mostrando que ainda tem muito a oferecer em termos de programa e resultado na medição. É incrível ver o Programa Silvio Santos à frente até do poderoso BBB 14 que mais parece filme pornô.

A verdade é que eu nem deveria estar surpreso por esses números, mas é que o SBT está tão sossegado, tão quieto em sua programação e audiência, que quando isso acontece, é motivo de espanto.

Notem que Silvio não investe tanta grana com sua programação. A grade do SBT está estável, programas definidos, novelas reprisadas, tudo em seu devido lugar. Percebo que Silvio está segurando as rédeas, está fazendo o seu jogo, está esperando a hora certa para investir e avançar.

Provavelmente, o faturamento do SBT está de acordo com o previsto, de acordo com o que cada programa deve faturar para se manter no ar. Celso e Eliana estão cumprindo suas metas, os programas dão boa audiência e o resultado é satisfatório.

Por outro lado, vemos a Record investindo grana já há algum tempo. A emissora levou ao ar várias produções caríssimas com o objetivo de chegar próximo a Globo, mas o resultado não foi o esperado. Um dia ou outro pode ter chegado próximo, mas isso não é suficiente para cobrir o que foi gasto.

Analisando isso, o que é mais rentável para uma emissora? Seria a estratégia de Silvio que com pouco investimento, esta incomodando a Globo, alcançando o primeiro lugar várias vezes com seu programa enquanto outros programas da emissora vencem a Record com pouca margem?

Ou seria a Record, que investe muito em produções caríssimas, contrata apresentadores esperando o resultado aparecer, gasta em seriados, novelas a custos altíssimos, mesmo que isso represente ficar a frente do SBT por apenas alguns décimos?

Sem dúvida, obter os mesmos resultados ou próximo deles, sem custo alto, acredito ser muito mais vantagem.

Por diversas vezes, pensei que Silvio estava bobeando e perdendo terreno, mas percebi que sua estratégia é deixar a Record gastar demais, pensar que podem chegar próximos da Globo, gastar tanto até secar a fonte, aí sim levantar e tomar atitude com uma Record enfraquecida.

Texto: Roberto Sabbatino

sabba1

SIGA O TVFOCO NO INSTAGRAM E FIQUE POR DENTRO DE TUDO! CLIQUE/TOQUE AQUI.

ANÚNCIOS

ANÚNCIOS

Comentários recentes

CONHEÇA

ASSISTA!

;