Sem desconto no salário: Lei trabalhista em vigor em 2025 garante +5 dias de FOLGA a CLTs além das férias

Graças a lei em vigor, essa lista de CLTs poem ter mais 5 dias de folga fora o tempo normal de 30 dias que já é previsto e vale para todos
2 min de leitura
Lei garante 5 dias de folgas a esses CLTs (Foto: Divulgação)

Lei trabalhista aos CLTs (Foto: Divulgação)

Graças a essa lei em vigor, CLTs poderão ter até 5 dias de folga sem ter o salário descontado e poderão usufruir do benefício em 2025 se atenderem esse requisito

A Consolidação das Leis Trabalhistas é a grande responsável por garantir os direitos aos CLTs. Por exemplo, se você tem férias de 30 dias, é a lei que garante isso a você.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E hoje, nós vamos falar sobre um trecho da lei que não garante apenas os 30 dias de férias, como também 5 dias extras. Mas, tem um requisito que você precisa atender para ter direito ao período.

E o time de especialistas em leis trabalhistas do TV Foco, expõe agora ele para você, a partir de informações coletadas da CLT, que pode ser consultada livremente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

FOLGA A ESSA LISTA

CLTS EM FESTA

O Art. 473 da CLT garante que pais, tenham direito a um período de 5 dias consecutivos, em caso de nascimento de filho, de adoção ou de guarda compartilhada.

Além disso, a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 7º, e o artigo 10 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), garantem que a licença-paternidade também.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, nesse caso, a duração mínima é que é 5 (cinco) dias. Dessa maneira, se você é CLT e está prestes a ter filho, saiba que a lei vai garantir que você consiga esse período de folga.

Contudo, é bom avisar com antecedência ao empregador, dessa maneira, ele poderá se organizar para colocar alguém em seu lugar. Ele não poderá negar o direito, tenha consciência disso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Então, só pedir caso precise. É a lei que diz que você pode aproveitar esse tempo. Para as mães, o período pode ser de 4 meses a 6 meses, dependendo do trabalho dela.

CONCLUSÕES FINAIS

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A CLT destaca que além dos 30 dias padrão de férias, os beneficiários podem ter acesso a um período de 5 dias de folga. Mas, para isso, eles precisam atender ao requisito de ser pai e seu novo primeiro está para nascer.

COMO FUNCIONA A LICENÇA MATERNIDADE?

Voltada para as mamães, a lei crava que o período padrão é de 120 dias, que é de seis meses. Contudo, pode se estender aos 180 dias, fechando os 6 meses. Mas, para ampliar, depende da empresa.

O serviço público garante os 6 meses padrão, então, mulheres servidoras tendem a usufruir desse benefício tranquilamente.

ALÉM DISSO, VEJA LEI QUE FAZ OS TRABALHADORES PERDEREM AS FOLGAS

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile