VÍRUS!

Senhas roubadas e 100% do saldo da conta desaparecendo: Novo vírus do PIX invade celulares e gera terror

24/01/2024 às 20h36

Por: Taís Araújo
Imagem PreCarregada

O malware chegou para aterrorizar os usuários após senhas roubadas e 100% do saldo da conta desaparecendo

Uma das formas de pagamento que mais se popularizou nos últimos tempos foi o PIX. Inclusive, ele é o meio mais recente disponibilizado pelo Sistema de Pagamentos Brasileiros, sendo disponibilizado pelo Banco Central do Brasil.

Em tese, a ferramenta permite que sejam feitas transferências instantâneas durante 24 horas nos 7 dias da semana. Vale lembrar que o PIX foi lançado em 2020 e conquistou os brasileiros, isso porque conta com diversas vantagens.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, um novo vírus parece ter chegado para aterrorizar os usuários. De origem brasileira, ele tem infectado celulares e zerado contas bancárias, desviando todo o montante pelo serviço de transferência.

De acordo com a empresa de cibersegurança global Karspersky, desde a chegada do vírus, em dezembro de 2022, 1.505 ataques foram sucedidos.

Continua após o Veja Também

Veja também

PIX é o método de pagamento mais utilizado dos dias de hoje (Reprodução: Internet)
PIX é o método de pagamento mais utilizado dos dias de hoje (Reprodução: Internet)

Quando o criminoso entra no celular da vítima à distância, os golpistas do Pix usam um sistema automatizado de transferência que não usa nenhum tipo de ação do criminoso. O malware opera sozinho no novo golpe do PIX, sem atuação humana ou interação com a vítima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O vírus faz uma varredura do aparelho infectado, rouba as senhas e as utiliza para acessar o app do banco. Após isso, o vírus faz a transferência do valor em conta por meio do Pix de forma 100% automatizada.

Novo vírus invade celulares e gera terror (Reprodução: Internet)
Novo vírus invade celulares e gera terror (Reprodução: Internet)

Quando o Pix foi lançado?

O Pix caiu no gosto dos brasileiros. Desde seu lançamento, o sistema de pagamentos instantâneos virou uma febre no país tanto por modernizar os mecanismos de transferências entre contas correntes quanto por simplificar pagamentos pelo celular, sem depender de cartões de débito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Criado pelo Banco Central, o Pix foi lançado no dia 5 de outubro de 2020, e apesar de ter menos de 3 anos, já se tornou um dos métodos mais utilizados pelos brasileiros.

🚨 Desespero na Record com chegada de global + Fantástico destruído + Climão entre Bia e Eliana     

pix
Taís Araújo

Autor(a):

Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.