Bolsa Família: confira tudo sobre o benefício

Bolsa Família: confira tudo sobre o benefício

Novo serviço crucial, aumento no valor e pagamento em fevereiro: 3 vitórias cravadas do Bolsa Família

Bolsa Família (Foto: Reprodução - FreePick, Montagem - TV Foco)
Bolsa Família (Foto: Reprodução - FreePick, Montagem - TV Foco)

Famílias que recebem o Bolsa Família podem comemorar 3 grande vitorias que vão impactar o benefício

O Bolsa Família é um programa federal de transferência direta e indireta de renda que integra benefícios de assistência social, saúde, educação e emprego, destinado às famílias em situação de pobreza. Além disso, o Programa oferece ferramentas para a emancipação socioeconômica da família em situação de vulnerabilidade social.

Contudo, o objetivo das condicionalidades do Programa é garantir a oferta das ações básicas, e potencializar a melhoria da qualidade de vida das famílias e contribuir para a sua inclusão social.

Por beneficiar milhões de brasileiros, o programa está lançando uma grande novidade que promete agilizar a vida das famílias.

Homem segurando cartão e dinheiro do Bolsa Família (Foto: Reprodução, Pronatec)
Homem segurando cartão e dinheiro do Bolsa Família (Foto: Reprodução, Pronatec)

Pagamento por aproximação

Beneficiários do Bolsa Família vão poder contar com a tecnologia de pagamento por aproximação. Contudo, a Caixa Econômica Federal deve emitir 100% dos cartões de débito com essa opção para pagamentos. Além disso, de acordo com a instituição financeira, todos os canais e sistemas já foram adequados para realizar essa emissão.

Porém, os cartões de antigos beneficiários continuarão funcionando normalmente até que precisem emitir um novo. Então neste caso, receberão o modelo com a nova tecnologia.

Veja também

O pagamento por aproximação não exige senhas e é protegido por criptografia. Atualmente, os beneficiários podem cadastrar o cartão de débito físico nas carteiras digitais Google Pay (Elo e Visa) ou Samsung Pay (Visa). Assim, podendo realizar pagamentos por aproximação utilizando o próprio celular.

Aumento do benefício

Segundo o portal Capitalist, no ano de 2024, o programa Bolsa Família registra uma substancial elevação no montante do auxílio, fixando um valor base de R$ 600.

Esse incremento representa uma significativa valorização em relação aos anos precedentes, refletindo o compromisso do governo em fortalecer o suporte financeiro às famílias em situação de vulnerabilidade. Adicionalmente, destaca-se que o benefício médio pode atingir a cifra de R$ 685,61, especialmente direcionado a grupos específicos, tais como mães com filhos de até seis meses, gestantes e crianças entre 7 e 18 anos.

Essa abordagem mais abrangente do programa busca não apenas ampliar o alcance do auxílio, mas também priorizar segmentos da população que necessitam de atenção especial, reforçando, assim, o impacto positivo do Bolsa Família na redução das desigualdades sociais.

Bolsa Família é um dos principais programas do governo (Reprodução: Internet)
Bolsa Família é visto como o principal programa social do governo (Foto Reprodução/Internet)

Pagamentos de Fevereiro

Foi divulgado recentemente o cronograma completo do Programa Bolsa Família para 2024. Contudo, a expectativa é que os pagamentos referentes a fevereiro comecem no dia 16. Porém o cronograma é definido em pareceria entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Caixa Econômica Federal.

O calendário de pagamentos para o mês de fevereiro de 2024 foi estipulado com base no último algarismo do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário.

  • beneficiários com ultimo digito NIS 1 – Recebem em 16 de fevereiro;
  • beneficiários com ultimo digito NIS 2 – Recebem em 19 de fevereiro;
  • beneficiários com ultimo digito NIS 3 – Recebem em 20 de fevereiro;
  • beneficiários com ultimo digito NIS 4 – Recebem em 21 de fevereiro;
  • beneficiários com ultimo digito NIS 5 – Recebem em 22 de fevereiro;
  • beneficiários com ultimo digito NIS 6 – Recebem em 23 de fevereiro;
  • beneficiários com ultimo digito NIS 7 – Recebem em 26 de fevereiro;
  • beneficiários com ultimo digito NIS 8 – Recebem em 27 de fevereiro;
  • beneficiários com ultimo digito NIS 9 – Recebem em 28 de fevereiro;
  • por fim, beneficiários com ultimo digito NIS 0 – Recebem em 29 de fevereiro.

Quem pode receber o Bolsa Família?

As famílias que recebem o Bolsa Família precisam atender as regras nas áreas de saúde e educação. Além desses compromissos, destacam-se:

  • Frequência escolar;
  • Acompanhamento pré-natal;
  • Monitoramento nutricional;
  • Por fim, adesão ao calendário nacional de vacinação.

Contudo, cumprindo com esses requisitos, além de outros que possam ser implementados, a família beneficiada pode garantir o recebimento.

🚨 Davi é acusado de crime no BBB24 + Susana Vieira na Record + Jovem Pan fora do ar

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA