ATENÇÃO

ALERTA: Servidores do Banco Central emitem comunicado urgente com verdade sobre taxação do PIX em junho

10/06/2024 às 23h33

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
Veja comunicado do Banco Central (Foto: Agência Brasil)

Nesta sexta-feira, dia 7, servidores públicos do Decem, do Deban e do Deinf precisaram se pronunciar sobre uma Proposta de Emenda à Constituição que está em andamento. Desta vez, o assunto foi em torno do Pix.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Para quem não tem acompanhado, o grupo criticou o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central. Em nota, eles defenderam a PEC, de 2023, que amplia a autonomia da autoridade monetária ao Poder Executivo, mas negaram as tarifas para a transferência.

Pix, Banco Central
Hoje, de acordo com o Banco Central, mais de 200 milhões de transferências via Pix chegam a ser feitas em um único dia (Foto: Agência Brasil)

Segundo o Poder 360, o sindicato havia afirmado que a proposta, apresentada pelo senador Vanderlan Cardoso, do PSD-GO, poderia possibilitar que atividades desempenhadas pelo Banco Central, como o Pix, fossem terceirizadas. No texto, 3 departamentos rebateram a informação.

“Modificações regulamentares na estrutura de tarifas do Pix não estão nem nunca estiveram em consideração. As escolhas regulatórias perseguem seus objetivos de política pública, não tendo qualquer relação, nem sendo afetadas pela PEC em consideração”, pontuaram na carta.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Eles também ressaltaram a importância dessa modalidade – que derrubou o DOC – para o mercado. “O Pix é uma política pública que gerou uma verdadeira revolução na forma com que cidadãos e empresas realizam suas transações comerciais e de pagamentos”, pontuou a nota.

Veja também

Pix, Banco Central
Após aumento no uso do Pix, o DOC, que esteve em atividades durante quatro décadas, teve fim no Brasil (Foto: Banco Central)

O Pix vai ser taxado?

Em resumo, a reposta é: não. Até o momento, mudanças referentes às tarifações não serão implantadas pelo Banco Central. Hoje, de acordo com a instituição, esse tipo de transferência chega a ser realizada mais de 200 milhões de vezes em um único dia.

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

pix

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.