Shakira ofusca ‘We Are One’ e é acusada de plágio

25/05/2014 às 5h44

Por: Marcos Martins
Imagem PreCarregada
Shakira é confirmada no encerramento da Copa do Mundo
Shakira plágio

Shakira brilha no clipe de La La La, em versão especial para a Copa do Mundo 2014 (Foto: Reprodução)

A Copa do Mundo começa no próximo dia 12, cercada de expectativas. Além das questões externas, a trilha sonora que vai embalar a competição é um dos temas mais debatido nas redes sociais. Entre os internautas, as opiniões são bastante controversas, mas uma em si é quase unanimidade: a rejeição pelo tema oficial. A música We Are One (Ole Ola), do rapper americano Pitbull com participação das cantoras Jennifer Lopez e Claudia Leitte não agradou. O clipe oficial leva o futebol para a atmosfera brasileira bem clichê, com direito a passistas de samba, lutadores de capoeira e, claro, o Cristo Redentor. Pitbull – bem à vontade no meio das brasileiras com pouca roupa – aparece em takes intercalados a lances de partidas com os craques, bandeiras, torcedores e crianças jogando futebol nas ruas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em meio a todos esses detalhes, JLo e Claudia aparecem ao lado de Pitbull num trio elétrico personalizado e em frente a faces típicas brasileiras – incluindo os tambores do Olodum, grupo que remixou a música para o clipe. A coreografia consiste em levantar o braço direito e balançar para esquerda e direita (seguindo o “olê, olá”), em referência ao que ocorre bastante no carnaval de Salvador.  As beldades têm poucos segundos de destaque nos quatro minutos de música. Mesmo com as sambadas de Claudia Leitte e toda a sensualidade de JLo, o ícone da Copa anterior inevitavelmente foi o “pivô” de comparações – e levou a melhor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Shakira deu voz ao tema oficial da Copa do Mundo de 2010, sediada pela África do Sul. Waka Waka (This Time For África) virou hit nos quatro cantos do mundo. O clipe oficial ultrapassou 650 milhões de views no YouTube. Para a copa no Brasil, Shakira lançou uma nova versão da música Dare (La La La) em parceria com o brasileiro Carlinhos Brown e apoio da marca de iogurte Activia. A música já caiu no gosto popular e jogou We Are One para escanteio. Entretanto, uma polêmica surgiu na última semana. O músico e diretor francês Yoann Lemoine, conhecido como Woodkid, acusa a cantora por plagiar elementos da sua música Iron, lançada em 2011. Woodkid tem no currículo os clipes de Teenage Dream (Katy Perry), Born to Die (Lana Del Rey) e Back to December (Taylor Swift).

Confira abaixo um comparativo contendo imagens dos dois clipes:

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Shakira x Woodkid

Semelhanças entre os clipes de Woodkid e Shakira (Foto: Reprodução/TV Foco)

É… Depois dessas imagens não é necessário mais nenhum argumento. Corrida com bandeira, troca da coruja pela águia, uso de tambor com base de madeira e a fumaça evidenciam um enorme plágio. Nem o termo “referência artística” dá pra ser utilizado nessa ocasião. O ponto interessante é que as temáticas são totalmente diferentes. Shakira levanta a bandeira da campanha mundial do combate à desnutrição (World Food Programme), causa abraçada pela Activia. Com tom de fotografia mais escuro, crianças jogando futebol na lama e expressões faciais que se desenvolvem ao longo do clipe, La La La foge da abordagem festiva de We Are One e toca em uma ferida que assola milhões de pessoas ao redor do mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como participações especiais o clipe conta com Neymar, Messi, Cesc Fàbregas, além do marido da cantora Gerard Piqué, zagueiro do Barcelona, junto com o filho do casal, Milan – que chuta a bola para o elefante e é acompanhado pela mãe. Representa o mundo em prol de uma causa social. Já Woodkid aborda de forma genial a solidão e o drama de seus personagens, que aparentam não ter rumo a seguir. O som melancólico auxiliado por tambores, dentro de uma estética riquíssima, exerce grande impacto emocional enfatizando ainda mais o objetivo do clipe: a resistência, expressada a partir de vários aspectos.

Assista aos clipes na íntegra:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=7-7knsP2n5w[/youtube]

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=vSkb0kDacjs[/youtube]

Essa obviamente não é a primeira e com certeza não será a última vez que isso irá acontecer. Entre plagiados e plagiadores, segue o mercado. E quanto à Copa, muitas coisas ainda estão por vir. A expectativa a partir de agora é para a abertura do evento na Arena Corinthians (Itaquerão), em São Paulo. Enorme bola de LED, centenas de bailarinos e participações ilustres vão marcar o pontapé inicial do maior torneio de futebol do mundo. Bilhões de pessoas na frente das telas estarão de olho no Brasil. A favor ou não, a Copa está chegando meus caros.

Por Marcos Martins (@MarcosMartinsTV)

🚨 Fontenelle e Lucas "batem-boca" + Tati Machado no lugar de Ana Maria + Davi defende jogos de az@r  

Marcos Martins

Autor(a):

Jornalista apaixonado pelos meios de comunicação, em especial a TV. (TWITTER e INSTAGRAM: @marcosmartinstv)

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.