Graças a lei trabalhista em vigor, Shell, Ipiranga, Ale e Br São acertados com proibição direcionada a frentistas de todos os lugares
No Brasil há grandes postos de combustíveis, como, por exemplo, os gigantes Shell, Ipiranga, Ale e BR. E para funcionar, eles precisam de frentistas, que são os responsáveis pelo abastecimento.
Por conta de existir postos que atuam por 24 horas, muitos se perguntam como é a jornada de um frentista. Pois bem, a lei da CLT deixa bem claro os direitos e deveres dessa classe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E o time de especialistas em leis trabalhistas do TV Foco, a partir de informações coletadas do site Pontotel, confirma agora os benefícios e o que os frentistas não podem fazer.
LEI QUE ACERTA FRENTISTAS
- A lei trabalhista da CLT contempla os frentistas;
- Contudo, também traz uma enorme proibição;
- Dessa maneira, é importante máxima atenção;
- Essa proibição acerta Shell, Ipiranga, Ale e BR.
ATENÇÃO SHELL, IPIRANGA, ALE E BR
Primeiramente, é importante destacar que direitos trabalhistas de um frentista são os mesmos de qualquer outro trabalhador brasileiro. Então, ele terá carga horária máxima de 220 horas mensais.
Além disso, direito a hora extra e adicional noturno. Mas, a jornada de trabalho de um frentista não pode às 44 horas semanais. Então, é proibido os postos fazerem eles ultrapassarem os limites.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, existem muitas dúvidas também em relação às escalas, já que haverá postos que não fecham e dessa maneira, precisarão de uma rodada de frentistas para operar sem interrupção.
JORNADA DE TRABALHO
Jornada 7H20: Nessa, o trabalhador trabalha 7 horas e 20 minutos, além de ter 1 hora de almoço. Então, ele terá direito a um descanso por semana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
12X36: Já nessa escala, ele terá que trabalhar 12 horas e depois descansar por 36. E ele ainda pode descansar por uma hora dentro da jornada.
Essas são as mais comuns, mas, pode ser que o posto use outra. De modo geral, é às 44 horas semanais. Então, se você é frentista, precisa de atenção a isso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONCLUSÕES FINAIS
Graças a essa lei trabalhista em vigor, frentistas de postos famosos como Shell, Ipiranga, Ale e BR precisam de atenção a essa proibição. Eles precisam ter seus direitos assegurados, como qualquer bom CLT.
QUANTOS POSTOS DE GASOLINA TEM NO BRASIL?
Postos de gasolina são responsáveis por gerar grandes empregos. E, por exemplo, até o ano de 2020, o Brasil tinha mais de 41 mil postos. Estima-se que esse número seja maior hoje em dia.