Silvio Santos

Silvio Santos

Silvio Santos passa a perna na Globo e compra emissora por baixo dos panos: “Milhões e milhões”

Silvio Santos
Silvio Santos é apresentador e dono do SBT, sendo considerado um dos maiores ícones da televisão brasileira, depois de construir um verdadeiro império da comunicação (Foto: Leonardo Soares / AE)

Silvio Santos, muito antes de ser dono do SBT, se envolveu em um esquema para deixar a Globo e se tornar sócio de 50% da Record

A relação entre Silvio Santos e a Globo no passado tem ganhado cada vez mais atualizações históricas sobre cláusulas e brigas que aconteceram entre a empresa e o ex-funcionário. Em meados dos anos 1970, o Homem do Baú chegou a usar um “laranja” para comprar ações da Record, tudo por baixo dos panos – e muito antes de ser dono do SBT.

O livro “O marechal da vitória: uma história de rádio, TV e futebol” (2005), de Tom Cardoso e Roberto Rockmann, revela qual foi a relação entre o Homem do Baú e a Record.

Nos anos 1960, Silvio Santos pagava muito bem para ter um espaço no TV Globo, onde apresentava o tradicional programa que é exibido até os dias atuais. O apresentador, entretanto, havia assinado um contrato com os Marinhos que o impedia de se tornar dono ou sócio de qualquer outra emissora.

Veja também

Para conseguir administrar os 50% da Record, o apresentador conseguiu um “laranja” que era brasileiro, mas morava no exterior, para se tornar um dos donos da emissora sem que os fundadores da Globo soubessem.

APROVEITOU BRECHA

Paulo Machado, dono e criador da Record, estava desesperado atrás de dinheiro, já que o canal devia uma fortuna aos bancos. A intenção de Silvio Santos, além de querer faturar, era mostrar que não era mais um mero animador de plateia, mas um administrador de uma grande empresa de comunicação.

Após uma série de desentendimentos e investimentos, o Homem do Baú deixou definitivamente a TV Globo em 1976 e no fim dos anos 1980 vendeu sua parte na Record. Durante esse tempo, o veterano aumentou sua fortuna em muitos milhões, que permitiram que ele criasse a grande estrutura montada na Anhanguera, em Osasco.

CRIADOR DE GRUPO EMPRESARIAL

Vale ressaltar que o “Grupo Silvio Santos”, que negociou a compra das ações da Record nos anos 1970, existe até hoje e é responsável pela administração de inúmeras empresas, como a Jequiti, o Hotel Jequitimar, além do tradicional Baú da Felicidade.

Silvio Santos antes de ter o SBT (Foto: Reprodução/Record)
Silvio Santos antes de ter o SBT (Foto: Reprodução/Record)

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Compartilhe essa notícia

Assuntos

Silvio Santos

Quem escreve

Paulo Vito

Paulo Vito é um jornalista que trabalha com celebridades desde 2017 e admira tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Está sempre de olho no que acontece nas redes sociais e faz questão de prestar atenção nas polêmicas e novidades!

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários