Silvio Santos

Silvio Santos

Silvio Santos quase foi presidente da república, e se fosse eleito, não abandonaria a televisão; entenda

Silvio Santos quase foi presidente da república
Silvio Santos (Foto: Reprodução/SBT)

Silvio Santos quase foi presidente da república; relembre os fatos em ano eleitoral

A famosa candidatura presidencial do apresentador Silvio Santos – em 1989 – sempre é relembrada pelos brasileiros que tanto amam o grande comunicador e dono do SBT.

Infelizmente, a candidatura de apresentador foi impugnada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) naquele ano, mas nunca foi esquecida a ponta de esperança dos brasileiros em ter um representante querido como possível futuro presidente da república.

Empresário de sucesso e grande administrador de empresas, Silvio Santos era a esperança de uma nação pós ditadura militar em representar o povo, seus ideais e realizar melhorias que atendessem a necessidade da população.

Silvio Santos é conhecido por ajudar o povo financeiramente em seus programas de auditório. Aliás, todos seus programas veiculados no SBT costumam premiar em dinheiro o público que deles participa, fazendo o bem social, mesmo que em pequena fatia, pelo sofrido povo do Brasil.

+Paolla Oliveira é flagrada em ensaio técnico e acaba detonada por seu gingado: “Falta samba no pé”

Veja também

Em 31 de outubro de 1989, o animador de auditório oficializou sua candidatura nas corridas eleitoras daquele ano. Sabendo que era muito adorado pelo público, corroborado pelo seu problema nas cordas vocais no ano anterior – obrigado a se afastar de seus programas – o apresentador viu sua popularidade crescer e acreditou que aquela seria sua deixa.

Silvio Santos em campanha presidencial
Silvio Santos em campanha presidencial (Reprodução)

Silvio Santos anunciou sua candidatura pelo pequeno Partido Municipalista Brasileiro e teria como vice-presidente, Marcondes Gadelha, na época, Senador eleito pelo estado da Paraíba. Até aquele momento, o candidato do partido seria Armando Corrêa (1931-2000), mas foi substituído às pressas pelo nome do comunicador.

Por conta da substituição na última hora, Silvio Santos não teria seu nome impresso na célula impressa que seria usada para votação pelos eleitores. A confusão veio à tona no momento que avisaram que todas células já haviam sido impressas e não haveria tempo suficiente para serem substituídas com o nome do novo candidato.

Em disparada, Silvio Santos começou despontar em primeiro lugar de preferência dos brasileiros, superando até o líder, Fernando Collor. Por conta disso, os concorrentes fizeram diversos pedidos de impugnação da candidatura do apresentador famoso, considerado pelo TSE por unanimidade, que o partido era ilegal.

Por conta disso, Silvio Santos viu seu sonho de se tornar presidente da república ir por água abaixo, tornando assim, Fernando Collor o presidente eleito naquele ano, até renunciar seu mandato em 1992.

+Roberto Carlos desenterra relação com homem famoso e público esculacha exposição: “Que decepção”

Silvio Santos se candidatou a Presidência da República em 1989 (Foto: Reprodução)
Silvio Santos se candidatou a Presidência da República em 1989 (Foto: Reprodução)

SAIR DO AR?

Se fosse eleito, o apresentador não abandonaria seus programas de auditório, mas permaneceria muito menos tempo no ar. Naquela época, aos domingos, o “Programa Silvio Santos” ficava no ar quase o dia inteiro, sendo responsável por pelo menos 30% do faturamento do SBT, além de disputar a liderança com muita garra.

O intuito era diminuir as aparições de Silvio Santos na emissora gradativamente, sem tirar sua presença do público abruptamente. Mas ia chegar o momento que o apresentador teria que sair do ar, pelo menos nos anos de mandato (caso não fosse reeleito). Como nada disso aconteceu, o comunicador continuou sua saga na TV.

No início dos anos 2000, Silvio Santos até tentou se ausentar mais da televisão e preservar sua imagem, mas em 2008, o formato clássico do “Programa Silvio Santos” voltou ao ar e permanece até hoje com mais de 4 horas de duração.

No momento, Silvio Santos está ausente de seu programa de auditório. Aos 92 anos, devido a pandemia da Covid-19, o comunicador deixou de gravar seus programas, que foram reprisados em sua maioria. Desde outubro do ano passado, Patrícia Abravanel, comanda a atração do pai.

VÍDEO YOUTUBE: Guerra de Sonia Abrão e Catía Fonseca explode "Falsa"

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários