Reviravolta
Você sabia que Silvio Santos já trabalhou na Globo? Apresentador conquistou seu canal e levou artistas embora
17/08/2024 às 13h13
O comunicador apresentou programas na rival e ao sair, fundou sua emissora e arrancou artistas
Silvio Santos teve sua origem no rádio, mas seu sucesso e vozeirão, fez o comunicador migrar para a televisão, adaptando o formato dos shows, espetáculos e sorteios que fazia no circo em sua “Caravana do Peru que Fala”. Seu primeiro programa na TV, foi em Vamos Brincar de Forca, que estreou em 1962 e era transmitido pela TV Paulista, canal 5 de São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Obtendo um imenso sucesso no horário nobre com a atração, Silvio Santos passou a comandar seu programa aos domingos, em 1964, do meio-dia às 14 horas. No decorrer dos anos, o formato seria expandido e aprimorado como o conhecido ‘Programa Silvio Santos’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Silvio Santos adquiriu de seu amigo, Manuel de Nóbrega e de um “alemão”, o Baú da Felicidade, empresa que vendia baús de presentes de Natal para crianças mediante pagamento em prestações. Depois de reformas no plano de negócios, a empresa ficou conhecida pela venda de carnês e sorteios na TV, agregando – e muito – a visibilidade e audiência de seus programas de auditório.
Formação da TV Globo com o comunicador
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Filhas de Silvio Santos desistem de vender a Jequiti após descoberta extremamente importante
Filhas de Silvio Santos rompem o silêncio e falam pela primeira vez após morte do pai: “Não tinha ideia”
Sem público, flores e cerimônia privada: Silvio Santos é enterrado neste domingo (18)
Quando a TV Paulista foi incorporada à Rede Globo para se tornar TV Globo São Paulo, Silvio Santos seguiu pagando aluguel pelo seu horário dominical, revendendo o tempo dos anúncios a outras empresas. Na medida em que aumentava o sucesso do Programa Silvio Santos, o ex-camelô tinha ótimos resultados financeiros. Realizava sorteios de carros, móveis e eletrodomésticos, o que motivou a expansão dos negócios através da loja de móveis Tamakavy e a concessionária de veículos Vimave.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, no início dos anos 1970, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, e Walter Clark, diretores da Rede Globo, promoveram reformas no padrão de qualidade da emissora, investindo em filmes, esporte, jornalismo e novelas, e acabando com os programas independentes. Para os executivos, o programa de Silvio Santos destoava na grade de programação, de acordo com seus entendimentos na época.
O apresentador quase saiu da emissora em 1972, mas o próprio Roberto Marinho o convenceu a ficar, renovando o contrato por mais quatro anos. Por esse contrato, Silvio não poderia ser acionista ou dono de nenhuma outra emissora de televisão, o que motivou sua saída da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, a partir de 1976, Silvio Santos começou a fazer programas na Rede Tupi. Vale salientar que, ao contrário do que muitos pensam, a Tupi nunca vendeu seus horários ao ‘Homem do Baú’, assegurando a transmissão nacional de seu programa, ao mesmo passo em que lutava politicamente para obter seus próprios canais de televisão.
Criação da TVS e formação do Rede SBT
No dia 22 de outubro de 1975, o presidente Ernesto Geisel assinou o decreto 76.488, outorgando a Silvio Santos o canal 11 do Rio de Janeiro. Silvio passou a transmitir seus programas simultaneamente na Tupi e na TVS. Inclusive, TVS é a sigla de ‘TV Studios’, ao contrário do que muitos pensam que a sigla significava “TV do Silvio”.
Depois da falência da Rede Tupi, em 1980, o Programa Silvio Santos, em São Paulo, foi transferido para a TV Record. Durante a década de 80, Silvio Santos chegou a ser dono de 50% da emissora do empresário Paulo Machado de Carvalho. Todavia, Silvio planejava ter uma rede nacional de televisão, produzir uma programação completa e usar o canal para seus sorteios e promoções.
Em 1981, através de um ‘lobby’ com a primeira-dama Dulce Figueiredo, com quem tinha longas conversas por telefone, Silvio Santos obteve a licença para operar o canal 4 de São Paulo, que se tornou a TVS da capital paulista.
A partir das emissoras do Rio de Janeiro e de São Paulo, surgiu o embrião do SBT. A rede se expandiu rapidamente através de afiliações, mas o Programa Silvio Santos continuava sendo transmitido simultaneamente pela Record, especialmente para alcançar o interior de São Paulo, até 1987.
Pedra no Sapato da Globo
Em 1988, Silvio Santos assegurou a permanência de Gugu Liberato no SBT. O apresentador, ‘cria’ de Silvio, era um sucesso expressivo no comando do ‘Viva a Noite’, recebendo assim, uma proposta irrecusável da Globo. Gugu estava de contrato assinado com os Marinho, com pré-produção em andamento há meses e até, cursos pagos no exterior para Gugu apresentar seu dominical com excelência e de acordo ao padrão Globo de qualidade.
Silvio Santos não deixou seu pupilo ir embora. Foi pessoalmente falar com Boni e Dr. Roberto Marinho e assegurou Gugu na sua emissora, após longas conversas, multa por quebra de contrato e etc. Gugu ganhou notoriedade no SBT, passou a apresentar alguns quadros do Programa Silvio Santos e sua participação cresceu expressivamente nos anos 1990.
Com sucesso absoluto e líder de audiência no comando do Domingo Legal, Gugu ficou até 2009 na emissora de Silvio Santos, até assinar com a Record TV, onde ficou até o fim de sua vida, porém, sempre muito grato ao primeiro patrão e amigo pessoal.
Ainda em 1988, Jô Soares foi para o SBT. O popular humorista estava no auge na TV Globo com seu programa semanal ‘Viva o Gordo’, e claro, Silvio Santos deu aquela típica tacada de mestre e ofereceu uma proposta irrecusável ao carismático Gordo. Silvio tirou da Globo também Max Nunes, idealizador de diversas atrações de sucesso como Balança Mas Não Cai, e também Hilton Marques, o redator preferido de Jô Soares.
Silvio manteve o mesmo formato do ‘Viva o Gordo’ de Jô Soares na telinha do SBT, sob o nome de ‘Veja o Gordo’. Anos depois, ofereceu o formato de talk-show diário ao humorista, o resto é história. Jô Soares praticamente reinventou toda sua carreira a partir das oportunidades dadas por Silvio Santos.
Qual foi a causa da morte de Silvio Santos?
De acordo com boletim médico emitido pelo Hospital Israelita Albert Einstein (SP), onde Silvio Santos estava internado há 17 dias, a causa da morte foi uma broncopneumonia após infecção por Influenza (h1N1). O comunicador veio à óbito às 04h50 (horário de Brasília), nesta madrugada de sábado, 17 de agosto de 2024. A equipe do hospital disse que se solidariza à todos familiares e todos que sofrem com a perda do famoso.
🚨 Fontenelle e Lucas "batem-boca" + Tati Machado no lugar de Ana Maria + Davi defende jogos de az@r
Autor(a):
Gustavo Melo
Apreciador da cultura pop das décadas passadas e muito antenado no mundo atual das celebridades. Sou também um Cinéfilo crítico, colecionador de filmes, livros e discos de vinil. E assumo que foi Chespirito (Roberto Bolaños) quem formou meu caráter e bom humor. Email: [email protected]