
Silvio Santos teve o seu nome envolvido em uma grande polêmica após a divulgação de uma imagem nas redes sociais do SBT
Silvio Santos está calado perante a mídia e não tem feito aparições públicas desde 2019, quando gravou pela última vez seu programa no SBT. Mesmo que esteja distante das câmeras e das polêmicas, a emissora do veterano acaba de ser massacrada pela opinião pública por causa de uma homenagem do Homem do Baú aos principais apresentadores da casa.
Tudo aconteceu na última sexta-feira (1º), quando o canal divulgou uma arte nas redes sociais com uma imagem de quase todos os apresentadores da casas desejando um feliz ano novo. O problema é que não tinha sequer um único profissional negro, o que causou um enorme incômodo em grande parte do público que se deparou com a imagem.
“Aprendi com os meus pais a acompanhar o SBT. Mas a falta de representatividade me afastou. Não há sequer um preto nessa foto. Nenhum preto em nenhum programa. Já passou da hora de mudar isso!”, disparou uma usuária do Twitter sobre o canal de Silvio Santos. “Realmente um Sistema Brasileiro de Televisão, só tem branco!”, detonou outro.
FALTA DE DIVERSIDADE
Outras pessoas também chegaram a pontuar o fato do Brasil ter mais de 50% da população considerada negra e nem por isso o SBT se atentou à necessidade de apostar em diversidade na tela, algo que tem sido levado muito a sério por inúmeras empresas pelo mundo todo.
POLÊMICAS
Vale ressaltar que Silvio Santos já se envolveu em polêmicas com negros em seu programa. Em um oportunidade, o Homem do Baú chegou a ignorar uma cantora negra no palco, além de já ter sido acusado de racismo contra a atriz Júlia Olliver, que na época era adolescente e atuava em “Chiquititas”, ao desdenhar do sonho da menina em ser artista sendo que ela tinha cabelo crespo.
Aprendi com meus pais a acompanhar o SBT. Mas a falta de representatividade me afastou. Não há sequer um preto nessa foto. Nenhum preto em nenhum programa. Já passou da hora de mudar isso!
— Helen Lúcia (@hlvitoria) January 1, 2021
SBT = sistema branco de televisão https://t.co/KZCOPihWlj
— kes and the jëts (@freddievocals) January 2, 2021
Não há pretos, não há respeito com pessoas LGBTQI+… o que há, hoje, é apenas o destilar de preconceitos, disfarçado de um “humor” apelativo.
Era meu canal de TV preferido, hoje finjo que não existe. Mas torço pra que melhorem, que esse surto todo mude.— José Kennedy França (@jfrkennedy) January 1, 2021
Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui