Agora

Agora

A qualquer momento: Sinal de TV chegará ao fim e você precisa saber o que fazer para assistir

Cidadãos podem ficar sem sinal de Tv (Foto Reprodução/Internet)
Cidadãos podem ficar sem sinal de Tv (Foto Reprodução/Internet)

Se você gosta de assistir televisão deve ficar de olho para não ficar sem sinal

A televisão é um dos meios de comunicação mais utilizados atualmente e sua criação se deu no início do século 20 e  chegou ao Brasil na década de 50 com a TV Tupi. Desde então, com a criação de inúmeros canais, ao longo dos anos, é uma das principais responsáveis de trazer entretenimento para os brasileiros

Porém, além dos canais, outra coisa foi mudando ao longo dos anos quando falamos em televisão, estamos falando da tecnologia usada para que tais canais cheguem em nossas casas.

A televisão é uma das maiores responsáveis pelo entretenimento das famílias brasileiras, e foi mudando de tecnologia ao longo dos anos (Foto Reprodução/Internet)
A televisão é uma das maiores responsáveis pelo entretenimento das famílias brasileiras, e foi mudando de tecnologia ao longo dos anos (Foto Reprodução/Internet)

Porém para que uma tecnologia funcione sem grandes interferências, outra precisa ceder espaço. Com esse objetivo, a  troca de antenas de televisão em cidades com mais de 500 mil habitantes foi necessária.

Isso de deu porquê já está sendo  implementada no país a tecnologia 5G e, para que isso ocorra de forma coesa, é necessário fazer a retirada da faixa 3,5GHz.

Sendo assim, a  transmissão via satélite de canais abertos da TV vai mudar de faixa. Dessa forma, o telespectador que faz uso da antena parabólica convencional terá que instalar novos equipamentos para continuar assistindo a programação de forma gratuita.

Veja também

Garanta o sinal da sua Tv

Segundo o site “Seu Crédito Digital”, do Portal R7. tais equipamentos que serão oferecidos pelo governo federal, são mais bem mais modernos, o que irá facilitar a melhor captação do sinal, oferecendo imagem e som de maior qualidade.

Além disso, com o novo kit de transmissão, será possível sintonizar mais canais e a programação por região. A distribuição do kit de transmissão é coordenada pela “Siga Antenado” e acompanhada pelo “Ministério das Comunicações e pela Agência Nacional de Telecomunicações” (Anatel).

Fique de olho nas recomendações para não perder o sinal da sua televisão (Foto Reprodução/Internet)
Fique de olho nas recomendações para não perder o sinal da sua televisão (Foto Reprodução/Internet)

Nesse sentido, essas instituições alertam que quem não realizar a troca poderá ter interferência no sinal e, com o passar do tempo, ser impedido de ver os canais abertos.

Os estados que mais têm cidades habilitadas a realizar a troca do sinal são São Paulo, Santa Catarina  e Paraná. No entanto, as residências que utilizam antena digital externa ou interna já recebem o sinal digital, assim como cidadãos que têm TV por assinatura, esses não irão precisar de tal atualização

Quem pode solicitar o kit pelo governo?

Para receber tal kit, os cidadãos precisam se encaixar nos seguintes casos:

Lembrando que famílias com vulnerabilidade social, que fazem parte do Cadastro Único, de 439 cidades brasileiras, já podem solicitar o novo kit de transmissão.

De acordo com o Ministério das Comunicações, cerca de 1,5 milhão de pessoas serão beneficiadas com a troca da parabólica analógica pela parabólica digital.

As residências que se encaixam nesses requisitos podem solicitar a troca pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br. Para agendar a troca, é necessário informar o número do CPF e também o da Inscrição Social (NIS).

 

 

 

🚨 Davi é acusado de crime no BBB24 + Susana Vieira na Record + Jovem Pan fora do ar

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Quem escreve

Lennita Lee

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida. Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever. Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ... Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.