TV Foco

Sites, blogs e perfis em redes sociais complementam novelas

Imagem

Arcângela Mota

O universo das novelas nunca esteve tão acessível. E nem é preciso mais esperar as produções irem ao ar para se inteirar sobre tramas, conhecer novidades e até mesmo saber o que os personagens estão fazendo ou pensando a qualquer hora do dia. De olho na força da internet, as novelas apostam cada vez mais alto na produção de conteúdo para a rede mundial de computadores. E disponibilizam em seus sites cenas exclusivas, curiosidades dos bastidores, entrevistas com atores, capítulos na íntegra e links para blogs e perfis oficiais dos personagens no Twitter, onde eles desabafam sobre o dia a dia e conversam com seus seguidores. As novidades, além de promover uma maior interação com o público, são uma maneira de transformar a internet em uma aliada, já que ela vem abocanhando boa parte do tempo que antes era dedicado à TV. “O objetivo dessas ações na internet é aprofundar o relacionamento do telespectador com o programa e enriquecer sua experiência com as tramas e os personagens”, explicou Alex Medeiros, gerente de desenvolvimento de novos formatos da Globo.

A cada produção que entra no ar, maiores são os atrativos nos sites das novelas. E todos disponibilizam conteúdos extras, que variam de jogos relacionados aos personagens a murais virtuais onde os próprios atores escrevem. Alguns deles também abrem espaço para os telespectadores debaterem as tramas, como acontecia no de Uma Rosa Com Amor, que chegou ao fim mês passado, no SBT. “Pode ser que a internet tire alguns pontos da TV aberta, mas dá mais recursos a espectadores fiéis e também pode funcionar como ótima publicidade para quem estiver interessado em conhecer o produto”, analisou o autor Tiago Santiago, que usava o site da novela para interagir com os espectadores.

Recentemente, vários personagens de novelas globais ganharam contas oficiais no Twitter. Em Passione, os perfis de Fred e Clara, vividos por Reynaldo Gianecchini e Mariana Ximenes, crescem na rede, com mais de dois mil seguidores cada. No microblog, a dupla de vilões conversa entre si, troca farpas e comenta os acontecimentos recentes. “Estou supertensa aqui. Vou escolher o vestido para o jantar de gala com a minha sogrinha”, “twittou” Clara, antes de ir ao ar o capítulo em que ela é apresentada por Totó, de Tony Ramos, para a família Gouveia. “Hoje é possível transitar por diversas plataformas com o mesmo conteúdo. A base de tudo são as tramas, personagens e diálogos que crio. Mas não posto mensagens”, explicou Silvio de Abreu, autor de Passione.

A função de atualizar os sites e as redes sociais cabe a equipes específicas. Na Globo, o conteúdo jornalístico é produzido pela Divisão de Internet da Central Globo de Produção, enquanto os blogs e outras redes que estendem a trama são redigidos pela Central Globo de Desenvolvimento Artístico. Para deixar a realidade virtual dos personagens coerentes com o que é exibido no ar, a equipe acompanha de perto todos os capítulos, do texto à exibição. “A criação toda é muito cuidadosa. Tudo é feito com o objetivo de captar com perfeição os mínimos detalhes das personalidades dos personagens. Esta fidelidade ao programa é essencial para manter o interesse do público”, explicou, em nota, a assessoria de imprensa da Globo.

E o objetivo principal das ações na internet é justamente cultivar o interesse dos telespectadores nas novelas. Enquanto as equipes responsáveis pela atualização dos sites têm de se inteirar nos universos dos personagens, o trabalho dos autores não sofre alterações na articulação com as redes. “A novela leva espectadores que navegam na internet a procurar informações mais detalhadas sobre a produção. O trabalho de criação não muda em nada. A novela pode incorporar a internet na ficção, mas a internet só pode reproduzir a novela”, argumentou Marcílio Moraes, autor de Ribeirão do Tempo, da Record. Mas, para alguns autores, a internet é vista como uma concorrente de peso que deve ser aproveitada. “A transmídia vai ser importante em Araguaia, com novas tecnologias e plataformas. A intenção é promover a interatividade. Não dá para ignorar a força da internet como concorrente da TV”, opinou Walther Negrão, autor da próxima novela das seis da Globo, Araguaia.

Além da dramaturgia
A interação da TV com a internet não se resume às novelas. Atualmente, é comum que os programas usem as redes sociais para pedir sugestões de pauta, encontrar personagens para as matérias e interagir com os internautas durante a sua exibição. Para oferecer um conteúdo exclusivo na rede, a edição do Video Music Brasil – VMB – deste ano, que acontece no dia 16 de setembro, será transmitida ao vivo por oito câmeras diferentes na internet, no site da MTV. “A ideia é acabar com aquilo de que o espectador só vê o que passa na TV. Cada um vai poder escolher qual ângulo acha melhor para acompanhar a festa”, explicou Lilian Amarante, diretora do VMB 2010, evento que premia os destaques da música brasileira.

Instantâneas
# O site de Ti-ti-ti, além de disponibilizar links para blogs e perfis no twitter de alguns personagens, hospeda sites da revista Moda Brasil e dos estilistas Jacques Leclair e Victor Valentim, vividos por Alexandre Borges e Murilo Benício.

# Assim que Araguaia estrear, no dia 27 de setembro, entrará no ar o site Vozes do Araguaia, com depoimentos e imagens dos habitantes da região onde a novela foi gravada.

# Em Malhação, todo o conteúdo do site passa pela aprovação do autor Emanuel Jacobina antes de ser publicado.

# Na segunda semana de Passione no ar, os acessos ao conteúdo no site da novela chegaram a 650 mil.

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Redação TV Foco