Atenção

CONFIRMADO: Decisão do STF acaba de liberar o benefício mais aguardado do INSS para a festa de milhões hoje (10)


STF libera um dos benefícios mais esperados do INSS (Reprodução: Montagem TV Foco)

O STF liberou uma dos benefícios mais aguardados do INSS, principalmente para as mulheres, que estão em festa hoje (10)

O Supremo Tribunal Federal liberou no último domingo (07), um dos benefícios mais aguardados do INSS. A decisão deixa milhões de mulheres em festa nesta quarta-feira (10).

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Instituto Nacional do Seguro Social, um dos principais programas do governo, voltado aos aposentados e aqueles que trabalham de carteira assinada. Assim, sempre emite um comunicado anunciando as suas novidades.

De acordo com o portal ‘g1’, o Supremo Tribunal Federal ampliou o direto à licença-maternidade de trabalhadoras autônomas, produtoras rurais e mulheres que não possuem atividade remunerada. Porém, devem contribuir com o INSS.

INSS conta com mia de 39 milhões de beneficiários (Reprodução: Internet)
INSS conta com mia de 39 milhões de beneficiários (Reprodução: Internet)

Ainda segundo o site da Globo, a decisão deste mês de abril de 2024 evita com que esse grupo tenha que solicitar o chamado período de carência. Para isso era preciso ter ao menos 10 contribuições previdenciárias mensais.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Agora, com a mudança basta ter contribuído no último mês para ter acesso ao direito da licença-maternidade. O mesmo vale para as trabalhadoras com carteira assinada e empregadas domésticas.

Veja também

STF - Supremo Tribunal Federal (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
STF – Supremo Tribunal Federal liberou as novas regras da licença-maternidade (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Veja os benefícios da licença-maternidade

A licença-maternidade garante à mulher um período de 120 dias longe do trabalho, para se dedicar ao seu filho recém-nascido. O início é entre 28 dias antes do parto, até o dia em que o bebê nascerá.

Além disso, também recebem o pagamento do salário pelo INSS, que faz uma média do que a segurada ganhou nos últimos 12 meses, para calcular o valor do benefício.

Essa mudança foi importantíssima, pois a mulher não sabe, em muitos casos, quando vai engravidar, portanto muitas vezes não conseguiam contribuir durante 10 meses, antes do filho nascer.

Licença-maternidade é necessário contribuir apenas no último mês ao INSS (Reprodução: Internet)
Licença-maternidade é necessário contribuir apenas no último mês ao INSS (Reprodução: Internet)

Quando o INSS foi fundado?

O INSS, um dos principais programas do governo, voltado para aposentados e trabalhadores de carteira assinada, surgiu no dia 27 de junho de 1990.

De acordo com o portal ‘O Globo’, mais de 39 milhões de aposentados e pensionistas estão sendo agraciados com esse pagamento, neste ano de 2024.

🚨 Espírito de estrela da RedeTV! aparece ao vivo em programa + Globo demite 16 estrelas + Fátima furiosa        

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são: