Sua nota para TV Foco

Sua nota para: Fausto Silva

Fausto Corrêa da Silva, em arte Fausto Silva, nasceu  na cidade de  Araras, interior de São Paulo, em 2 de maio de 1950. Fausto Silva  iniciou sua carreira aos quinze anos, como repórter da Rádio Centenário de Araras. Logo depois, mudou-se para Campinas e trabalhou durante cinco anos na Rádio Cultura, na qual comandou o musical” New Pop International”. Em 1970, foi contratado pela Rádio Record, na capital paulista, para apresentar o jornal da noite, do qual era também redator, e se iniciou no mundo do esporte, passando a trabalhar como repórter de campo na  Rádio Jovem Pan.

Além do rádio, Faustão também se dedicou ao jornalismo, tendo sido contratado pelo jornal O Estado de São Paulo, como repórter esportivo.Foi nessa função que foi levado para a Rádio Globo em 1977, convidado por Osmar Santos. Nessa época, Osmar Santos estava cursando a faculdade de Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas e tinha aulas com professores, com  nomes destacados da política, como Eduardo Suplicy e André Franco Montoro.  O momento de abertura política do Brasil, entusiasmava muito  Osmar,  e ele levava para as transmissões futebolísticas, artistas importantes, e políticos, como o então sindicalista Luís Inácio Lula da Silva, para comentarem o jogo e a situação do país. Isso impacientou alguns anunciantes que pediram uma providência para o Sistema Globo de Rádio.

Por obra do diretor da Rádio Globo, Francisco Paes de Barros, e do chefe da equipe de esportes Edison Scatammachia, um horário foi conseguido na Rádio Excelsior, para que Osmar Santos extravasasse esse entusiasmo. Nasceu  o programa” Balancê”, que recebia artistas de teatro e televisão, políticos, contava no humor com a dupla Nelson Tatá Alexandre e Carlos Roberto Escova e com vários locutores auxiliares, entre os quais Fausto Silva, que às vezes assumia a apresentação. Na época em que trabalhava com esportes no rádio, Fausto Silva chegou a trabalhar na TV Gazeta como repórter de campo.

Em 1983, com o maior envolvimento de seu “padrinho”, pois  assim Fausto Silva considera Osmar Santos, em projetos em televisão , Fausto se tornou o primeiro apresentador do ” Balancê”, acentuando o lado cômico, com seu jeito escrachado, junto com a dupla de humoristas. Nessa época, assumiu a produção do programa, a então secretária de Osmar Santos, ex-telefonista da Rádio Globo, Lucimara Parisi, e o jornalista Odir Cunha. Em outubro desse mesmo ano, o “Balancê” passou a ser transmitido com auditório, da lendária Palhaçaria Pimpão, no bairro da Santa Cecília, em São Paulo, e o escracho e a diversão tomaram conta do programa, que não deixou de receber artistas e políticos.

 Em janeiro de 1984, Goulart de Andrade visitou o” Balancê”, e  impressionado, propôs a Fausto e à toda  equipe, a passagem do programa para a TV. Em março desse ano,  foi ao ar, pela TV Gazeta, o” Perdidos na Noite”, nome em português de um filme de John Voight e Dustin Hoffman, em horário comprado por Goulart de Andrade. Em setembro, o programa passou para a TV Record, e, em pouco tempo, se desvinculou de Goulart de Andrade,  e assumiu uma direção própria. Em 1986, o” Perdidos na Noite” passou a ser transmitido pela TV Bandeirantes para todo o Brasil.  Antes era só transmitido para São Paulo. Na mesma emissora, Fausto chegou a apresentar o programa” Safenados e Safadinhos”.

Em 1989, o apresentador foi para a Rede Globo de Televisão, emissora em que até hoje apresenta o programa de auditório” Domingão do Faustão”, nas tardes de domingo.

Fausto Silva foi casado com Magda Colares, com quem tem o filho João Guilherme e  posteriormente se casou com  Luciana Cardoso e   eles tiveram a filha Lara. Fausto é irmão de Leonor Corrêa, diretora de TV, atualmente no SBT e de outras quatro irmãs, que se dedicaram à  Educação.

Rapaz muito inteligente e desinibido, Fausto Silva sempre procura atrações novas para seus programas, como está sendo o caso das danças de salão, da patinação no gelo e do circo, por parte de artistas e personalidades brasileiras de outros campos de atividade. Ainda apaixonado por futebol, sua antiga profissão, Fausto é torcedor do Santos , em São Paulo e do Flamengo, no Rio de Janeiro.

Fausto Silva é hoje um dos maiores nomes da televisão brasileira. Muitos artistas, principalmente cantores, devem a ele o brilho de suas  carreiras artísticas.

[poll id=”26″]

Nota escrita por Bruno Arantes

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Redação TV Foco