IMPORTANTE!

Substância fatal: O decreto da ANVISA com proibição contra 4 marcas de queijo populares e situação hoje (15)

15/06/2024 às 15h51

Por: Ionara Santna
Imagem PreCarregada
A proibição da Anvisa contra marcas de queijo populares (Foto: Internet)

A proibição da Vigilância Sanitária contra marcas de queijo que você provavelmente adora

O queijo está entre um dos alimentos mais amados pelos brasileiros, pela sua versatilidade, sabor e variedade. Contudo, para sua venda segura, é preciso que ele esteja de acordo com a Anvisa.

E foi justamente por isso que quatro proibições do órgão regulador contra o amado queijo acabaram dando o que falar, principalmente pelo alerta em relação à saúde dos consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As proibições da Anvisa destacaram a presença de uma substância fatal em alguns lotes desses produtos, levando à sua remoção imediata das prateleiras. As informações são do portal da Agência.

Minerbom (Reprodução/Internet)
Minerbom (Reprodução/Internet)

Um dos produtos afetados foi o queijo mussarela da Minerbom, removido das prateleiras por questões relacionadas ao número de registro e à incerteza quanto à origem e local de produção.

Continua após o Veja Também

Veja também

A Vigilância Sanitária de Santa Catarina apontou, em 08/03/2023, que a Minerbom utilizou indevidamente o número de registro do SIF 3085, pertencente a outra empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro queijo proibido foi o Minas Artesanal Canastra, da marca Alberto e Paloma, retirado das prateleiras devido à sua origem clandestina, em janeiro de 2022.

Queijo Minas Artesanal Canastra (Foto: Reprodução, Montagem - TV foco)
Queijo Minas Artesanal Canastra (Foto: Reprodução, Montagem – TV foco)

Isso impossibilitava a rastreabilidade de sua fabricação e garantia das condições higiênicas durante o processo de produção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Anvisa também proibiu a comercialização e venda de todos os lotes de Queijo Coalho Desidratado e Queijo Provolone Desidratado, ambos fabricados pela marca Kanastra Real, em janeiro de 2023.

Segundo o portal da  “vigilanciasanitariasc.com”, esses produtos careciam de registro apropriado do produtor de queijos e foram classificados como falsificados pela entidade reguladora.

A proibição da ANVISA contra queijo que pode estar na sua geladeira - Foto: Internet
A proibição da ANVISA contra queijo que pode estar na sua geladeira – Foto: Internet

Situação Hoje

Com as proibições, a dúvida que fica é sobre como está a situação das empresas atualmente. Quanto à Minerbom, a empresa não emitiu comunicado oficial sobre o status atual das vendas do queijo, que permanece ausente dos mercados.

Já o queijo Minas Artesanal Canastra, da marca Alberto e Paloma, está disponível no site da marca, “canastraonline.com”, sem qualquer esclarecimento por parte da empresa sobre sua retirada dos mercados físicos.

Em relação aos queijos da Kanastra Real, a empresa ainda não se manifestou sobre o assunto. Os produtos continuam disponíveis para compra tanto em estabelecimentos físicos quanto digitais.

VALE DESTACAR QUE essas foram as últimas informações relacionadas as proibições encontradas pelo portal, lembrando que o espaço permanece aberto para qualquer manifestação do lado.

Onde a Anvisa atua?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) atua no Brasil como órgão regulador responsável por controlar e fiscalizar produtos e serviços que possam oferecer riscos à saúde da população.

Sua atuação abrange diversos setores, como alimentos, medicamentos, cosméticos, produtos de higiene, saneantes, agrotóxicos, entre outros.

A ANVISA estabelece normas, realiza inspeções, autoriza o registro e a comercialização de produtos, além de promover campanhas de educação e prevenção em saúde.

Seu principal objetivo é garantir a segurança, eficácia e qualidade dos produtos e serviços oferecidos à população brasileira.

🚨 Tati Machado titular do Encontro + Estrelas intocáveis da Globo + Datena fora da Band: "Não tem dinheiro"    

Anvisa
Anvisa alimentos
proibição ANVISA
queijo
Vigilância Sanitária
Ionara Santna

Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.