ALERTA!

Substância FATAL e pode estar na sua casa: Anvisa crava proibição de tempero e ordena retirada dos mercados


Anvisa proíbe tempero popular e retira das lojas (Foto: Reprodução/ Internet)

O órgão determinou a proibição do tempero e mandou tirar de todos os mercados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão responsável por garantir a qualidade e segurança de diversos produtos presentes no nosso dia-a-dia. Dessa vez, falaremos sobre a proibição de um tempero popular que pode estar na sua casa por conter uma substância fatal.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Segundo as informações do portal oficial da Vigilância Sanitária de Santa Catariana, o tempero que a agência cravou a proibição foi: a pimenta-do-reino preta moída pura da marca ‘Fã’. A determinação aconteceu através da publicação da RESOLUÇÃO-RE Nº 504, DE 07 DE FEVEREIRO DE 2024, D.O.U. de 08/02/2024.

Dessa forma, a agência determinou a retirada urgente do tempero de todas os mercados devido a uma substância fatal presente no produto. O que acabou chocando muitas donas de casa por terem o tempero nos armários. Assim, confira a seguir qual é essa substância fatal que levou a medida da Anvisa.

Pimenta do reino da marca Fã foi barrada pela Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)
Pimenta do reino da marca Fã foi barrada pela Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)

Segundo a Resolução, a Anvisa suspendeu a comercialização, distribuição, propaganda e uso, e determinou o recolhimento urgente do lote nº 0892308 do produto Pimenta-do-reino preta moída pura marca Fã, da empresa Junco Industria e Comércio Ltda, CNPJ nº 66.312.653/0001-14.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Conforme o Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 2140.1P.0/2023, emitido por Laboratório Central de Minas Gerais (Fundação Ezequiel Dias), a medida foi motivada devido o resultado insatisfatório nos ensaios de Pesquisa de Salmonella spp. e Contagem de Escherichia coli. Assim, a presença da substância foi o fator determinante para a proibição da Anvisa.

Veja também

A Pimenta-do-reino preta moída da marca fã teve o lote retirado (Reprodução: Internet)
A Pimenta-do-reino preta moída da marca fã teve o lote retirado (Reprodução: Internet)

Vale ressaltar que, apenas o lote citado foi afetado pela interferência da Anvisa, portanto, os demais produtos da marca podem ser comercializados sem problema algum, até mesmo esse produto, mas que pertence a outro lote.

Salmonella

A infecção por Salmonella (Salmonelose) acontece pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos contaminados com fezes de animais com a presença da bactéria. De acordo com informações da CNN Brasil, a Salmonella causa intoxicação alimentar e, em casos raros, pode provocar infecções graves e levar à morte, podendo ser uma substância fatal nos alimentos.

Alguns sinais e sintomas da infecção por salmmonella são:

  • Diarreia;
  • Vômitos;
  • Febre moderada;
  • Dor abdominal;
  • Mal-estar geral;
  • Cansaço;
  • Perda de apetite;
  • Calafrios.

Escherichia coli

Já a Escherichia coli também é uma bactéria, mas que traz sintomas diferentes. Nesse caso, as mulheres são as principais atingidas, já que a bactéria é causadora do trato urinário, ou seja, uma infecção urinária que geralmente afeta mais as mulheres.

Situação HOJE (11/04)

Vale destacar que, até o momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da marca mencionada, lembrando que o espaço permanece em aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos.

Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa (Foto: Reprodução/ Marcelo Camargo)

Quando a Anvisa foi fundada?

Tido como um dos principais órgãos quando o assunto se trata de qualidade de produtos e serviços, a Anvisa foi fundada no dia (26) de janeiro de 1999, e se tornou a principal responsável por fazer o monitoramento dos produtos que serão comercializados nos mercados e farmácias.

🚨 Espírito de estrela da RedeTV! aparece ao vivo em programa + Globo demite 16 estrelas + Fátima furiosa        

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br