CHOCANTE

Substância fatal: A Anvisa decretou a retirada de 4 marcas de azeite, farinha, sal e queijo de mercados


Fachada da Anvisa, 4 marcas de azeite, farinha, sal e queijo retiradas dos mercados (Foto: Reprodução / Canva)

A Anvisa está sempre em alerta se as empresas estão seguindo as recomendações sanitárias. Desse modo, 4 marcas de azeite, farinha, sal e queijo foram retiradas dos mercados por fugirem das regras da Agência Nacional da Vigilância Sanitária.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Acontece que produtos essenciais usados pelas donas de casa podem contar até uma substância fatal, sendo esse o motivo de serem barrados pelo órgão fiscalizador. Por isso é importante ficar sempre em alerta com as recomendações da Anvisa.

SAIBA MAIS! Substância fatal: A Anvisa decretou a retirada de 4 marcas amadas de água às pressas dos mercados

O primeiro que iremos destacar é uma famosa marca de azeite. De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, foi publicado um comunicado com a suspensão de lote do produto Azeite de Oliva Extra Virgem, marca Vincenzo, de responsabilidade da empresa TRL Internacional Importadora e Exportadora LTDA.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


A Anvisa informou a publicação da Resolução-RE Nº 1.062, de 15 de março de 2024, a qual suspende a comercialização, distribuição, propaganda e uso, e determina o recolhimento do lote nº 19227 095 produto Azeite de Oliva Extra Virgem, marca Vincenzo, de responsabilidade da empresa TRL Internacional Importadora e Exportadora.

Veja também

Sobre o motivo que levou a proibição, foi por causa do resultado insatisfatório no ensaio de determinação do índice de refração e do índice de iodo WIJS, conforme Laudo de Análise Fiscal definitivo nº 648.1P.0/2023, emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels – LACEN /RJ.

Azeite de Oliva Extra Virgem, marca Vincenzo teve apenas 1 lote afetado (Reprodução: Internet)
Azeite de Oliva Extra Virgem, marca Vincenzo teve apenas 1 lote afetado (Foto: Reprodução / Anvisa)

O QUE DIZ A EMPRESA?

Ocorre que algumas contaminações químicas podem ser prejudiciais a saúde e até matar dependendo da quantidade ingerida, por isso a marca de Azeite foi barrada.

Ocorre que por se tratar de um caso isolado, apenas o lote citado acima foi proibido de ser comercializado, onde a empresa segue normalmente com as vendas de seus produtos.

Até o momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da empresa mencionada, lembrando que o espaço permanece aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos.

Dez marcas de azeite de oliva são recolhidas - Foto Internet
Azeite de Oliva (Foto: Reprodução / Canva)

QUAL MARCA FAMOSA DE FARINHA FOI RETIRADA DOS MERCADOS?

No dia 04 de janeiro de 2024, de acordo com informações da própria Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a marca de farinha Panko, ideal para empanar carnes e legumes em geral, tomou proibição da autarquia após grave constatação.

A proibição foi publicada através da Resolução-RE Nº 59, de 4 de janeiro de 2024, na qual o lote da farinha Panko, da marca Alfa Alimentos, de numeração 00125112023, e validade do dia 25/11/2024 foi barrada dos supermercados.

A medida contra a empresa Alfa Alimentos, que inclusive está no mercado desde 1987, foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa.

Isso porque a produção do lote especificado ocorreu no período em que a fabricação no estabelecimento estava suspensa para reformas estruturais e, assim, os produtos fabricados ficaram sujeitos a contaminação química e física, o que pode acarretar sérios riscos à população.

Vale destacar que esse fato aconteceu apenas com o lote citado, ou seja, os demais lotes do produto, assim como as outras linhas da empresa seguem sendo comercializadas normalmente. Como o alerta partiu da própria empresa, ela mesma constatou o erro e emitiu o comunicado.

Farinha Panko da Alfa acabou tendo lote proibido (Reprodução: Internet)
Farinha Panko da Alfa acabou tendo lote proibido (Foto: Reprodução / Google Shopping)

MARCA DE QUEIJO FOI BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária anunciou medidas rigorosas e legais em relação ao produto Queijo tipo mussarela da marca Minerbom, produzido pela empresa Laticínio Mineiro Limitada.

De acordo com a Resolução-RE Nº 736, do dia 7 de março de 2023, a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso desse produto foram proibidos.

Essa decisão da Anvisa foi motivada por uma notificação da Gerência Colegiada da Superintendência de Vigilância Sanitária SES/SUBVS-SVS-DVAA. A notificação apontou problemas graves relacionados a esse Queijo.

Os principais motivos para a proibição incluem o uso indevido do número de registro SIF 3085, que pertence a outra empresa chamada Laticínios Paladar Mineiro LTDA ME.

Além disso, a empresa Laticínio Mineiro Limitada não tinha registro no órgão de agricultura competente e não fornecia informações adequadas para identificar o produtor do Queijo. O rótulo do produto indicava a Fábrica de Laticínios Mineiro LTDA como sua origem, o que se revelou impreciso.

Minerbom (Reprodução/Internet)
Minerbom(Foto: Reprodução / FF)

GRANDE RISCO PARA A SAÚDE PÚBLICA?

A falsificação de alimentos é uma prática ilegal e perigosa que envolve a produção e a comercialização de produtos alimentícios falsificados, adulterados ou de qualidade duvidosa de acordo com informações do portal Folha Financeira.

Essa atividade representa um grande risco para a saúde pública, pois os consumidores podem ingerir produtos que não atendam aos padrões de segurança e qualidades sanitárias.

A Anvisa leva em consideração uma série de fatores, incluindo o cumprimento das regulamentações e normas de segurança alimentar, o registro adequado junto às autoridades competentes e a transparência nas informações prestadas ao consumidor.

Até o momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da empresa mencionada, lembrando que o espaço permanece aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos.

Minerbom (Reprodução/Internet)
Marca de Queijo Minerbom (Foto: Reprodução / FF)

MARCA DE SAL TAMBÉM FOI RETIRADA DOS MERCADOS?

A Anvisa informou a publicação da Resolução-RE Nº 3.654, de 27 de setembro de 2023, a qual proibiu a distribuição, comercialização, fabricação e uso do lote SGH 22607, do produto Sal Rosa do Himalaia, marca Lina, da empresa Peralta Distribuidora de Alimentos Ltda.

A medida foi motivada considerando o Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 169.1P.0/2022, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, Laboratório Central do Estado de São Paulo com resultado insatisfatório para o teor de iodo (abaixo do mínimo estabelecido).

O teor de iodo obriga todo o produto do tipo no Brasil a ter um padrão mínimo de 15 mg por kg de sal, e máximo de 45 mg/kg. O analisado não atingiu o valor mínimo.

Essa adição obrigatória do iodo no sal teve início no país na década de 50 para prevenir a deficiência do nutriente, quadro que pode causar problemas na tireoide, como o bócio, e afetar o desenvolvimento físico e intelectual de crianças de acordo com informações do jornal O Globo.

Portanto a substância fatal pode trazer sérios riscos aos consumidores e por isso, o órgão fiscalizador emitiu o alerta barrando a famosa marca de sal dos mercados.

Até o momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da empresa mencionada, lembrando que o espaço permanece aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos.

Sal Rosa do Himalaia foi barrado pela ANVISA – Foto: Reprodução/Internet
Sal Rosa do Himalaia foi barrado pela Anvisa (Foto: Reprodução / Canva)

O QUE A ANVISA FAZ?

A Anvisa tem por objetivo institucional promover a proteção da saúde da população, através do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à Vigilância Sanitária.

Inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, assim como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.

ANVISA determinou no ano de 2022 a proibição de mais de 100 medicamentos de emagrecimento (Foto Reprodução/O Globo)
Fachada da Anvisa (Foto: Reprodução / Gov)

🚨 ESCÂNDALO: Atriz casada pegando Zé de Abreu + Flagra de sexo no SBT acaba em demissão + Buda vai ser pai?         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br