REVIRAVOLTA!
“Nossa operação se despede”: Rival nº1 do Atacadão tem fim no brasil por culpa do Carrefour comprando tudo
08/07/2024 às 20h55

Em busca de se tornar a maior rede de supermercados do país, Carrefour abre os cofres e comprar maior rival do Atacadão
A operação da rede de atacado que rivalizava diretamente com o Atacadão, uma das maiores do setor no Brasil, chega ao fim. O desfecho é atribuído à aquisição do Carrefour, que consolidou sua presença no mercado ao comprar e incorporar a concorrente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Depois de vender suas lojas para empresas como Grupo Muffato, Savegnago e Grupo Pereira, o Makro Atacadista encerrou oficialmente suas operações no mercado brasileiro.
Segundo o portal Giro News, a rede desativou seu site e publicou um comunicado sobre o encerramento de suas atividades no país em sua plataforma e redes sociais, no dia 10 de julho de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em suas últimas semanas, o Makro estava realizando liquidações em suas lojas. Em junho daquele, vendeu três unidades para o Savegnago e uma para o Grupo Pereira. O Grupo Muffato comprou 16 lojas e 11 postos de combustíveis no estado de São Paulo.
Essas transações faziam parte de um processo de desmobilização que o Makro iniciou em 2020, quando vendeu 29 pontos de venda para o Grupo Carrefour Brasil, encerrando suas operações fora de São Paulo.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Pertencente ao grupo holandês SHV, a marca ainda operava em outros três países da América do Sul: Argentina, Colômbia e Venezuela. A rede chegou ao Brasil em 1972, com sua primeira loja inaugurada no bairro Vila Maria, na capital paulista.
Comunicado completo
“Há 50 anos começamos nossa jornada no Brasil, e ao longo desses anos, participamos de sua história, evolução e crescimento. Estivemos sempre ao seu lado e fizemos parte da sua família. Hoje, temos a certeza de ter conquistado um lugar em seu coração.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Estamos encerrando nossas operações no Brasil com um agradecimento a todos os clientes, fornecedores e colaboradores que fizeram parte dessa história conosco.”
Carrefour em busca de crescimento
De acordo com dados do G1, em fevereiro de 2020, o grupo Carrefour concluiu a aquisição de 30 lojas da rede Makro no Brasil por um valor total de R$ 1,95 bilhão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A operação, que foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade),marcou um passo importante na estratégia de expansão do Carrefour no mercado brasileiro, especialmente no segmento de atacarejo.

Makro fechou suas portas no Brasil - (Foto: Reprodução / Internet)

Makro fechou suas portas no Brasil - (Foto: Reprodução / Internet)

Makro fechou suas portas no Brasil - (Foto: Reprodução / Internet)
A aquisição das lojas da Makro permitiu ao Carrefour Atacadão, subsidiária do grupo Carrefour focada no atacarejo,expandir significativamente sua presença no Brasil. Com a compra, o Atacadão passou a ter um total de 217 lojas em todo o país na época.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual é a maior rede de supermercado?
A maior rede de supermercado do Brasil, em termos de faturamento, é o Grupo Carrefour, de acordo com o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) de 2023.
Em 2023, o Carrefour apresentou um faturamento bruto de R$ 108 bilhões, liderando a lista das 20 maiores redes supermercadistas do país.
No segundo lugar, está o Assaí Atacadista, com um faturamento de R$ 59,7 bilhões, seguido pelo Grupo Mateus, em terceiro lugar, com R$ 24,6 bilhões.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Wellington Silva
Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu